Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

cariocasapoiamcreeBrasil - UFF - No domingo, 23 de novembro, sete jovens membros do James Bay Cree Nation iniciou uma marcha de 800 quilômetros, saindo de Mistissini para Montreal, a fim de exigir a proibição do desenvolvimento da mineração de urânio no norte de Quebec. "Queremos um Eeyou Istchee (território Cree) livre de urânio", disse o chefe da Juventude Joshua Iserhoff.


Uma semana depois, no domingo, 30 de novembro, aqui no Brasil, cariocas e turistas em Copacabana, no Rio de Janeiro, mostraram o seu apoio para o povo indígena Cree de Quebec e sua marcha de 800 km, e enviaram suas fotos com uma nota de solidariedade aos Cree! “Cariocas support the Cree" e, em português, “Cariocas apoiam os Cree".

A ação de solidariedade ao longo da praia de Copacabana foi uma ideia espontânea do co-fundador do International Uranium Film Festival, Norbert G. Suchanek. Este festival anual de cinema do Rio de Janeiro é dedicado a documentários e filmes sobre a energia nuclear e os riscos do urânio. Desde o seu início em 2011, o Uranium Film Festival Rio de Janeiro também viaja para outras cidades e países. Por exemplo, já aconteceu na capital Nova Deli, Lisboa, Berlim, Washington DC e Window Rock, a capital da Nação Navajo. No ano que vem, de 16 a 25 abril, este festival único no mundo irá pela primeira vez em Quebec, a convite do Grande Conselho dos Crees.

"Se os jovens Cree podem marchar 800 km, nós podemos pelo menos marchar ao longo de nossa famosa praia de Copacabana e mostrar a nossa solidariedade", diz Norbert. "O calçadão de Copacabana tem apenas 4 quilômetros de extensão, e as temperaturas não estão congelando como no Norte do Quebec, mas eu acho que fizemos uma boa campanha, e espero que faça algumas ondas. Cariocas e turistas se juntaram a nós de forma espontânea e demonstraram a sua solidariedade para o povo Cree em Quebec. E ontem também muitos brasileiros ficaram sabendo sobre a existência do povo Cree".

"Os povos devem ter o direito de escolha. Por isso nós apoiamos o desejo dos Cree de banir projetos de urânio em Quebec", diz o co-fundador do Uranium Film Festival. "Nosso festival exibe filmes independentes sobre todos os aspectos da energia nuclear, incluindo a mineração de urânio, para fornecer às pessoas informações úteis para a tomada de decisão. Se você não conhece os riscos da radioatividade, como você pode se proteger, sua família, sua terra contra ele? Se você não sabe as consequências da mineração de urânio, como você pode votar a favor ou contra? "


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.