Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

photographerChinkyShuklaBrasil - Uranium FF - Dois fotógrafos indianos revelam em preto e branco o seu olhar sobre a mineração de urânio, no nordeste da Índia, em Jadugoda, Estado Jharkhand.


O ponto de vista de duas lentes: a da jornalista e fotógrafa Chinky Shukla de Nova Delhi, que visitou o lugar da mineração com uma bolsa de estudos por 3 meses. E o ponto de vista do fotógrafo Ashish Birulee que nasceu em Jadugoda e está vivendo lá com o risco diáro da radiação. O que eles percebem? Cada um revela o seu próprio olhar.O apresentator da exposição é o cineasta indiano Shri Prakash. O título da exposição "Buda Chora em Jadugoda" é o mesmo título do seu filme - que será exibido durante o festival.

Uma parte da exposição é instalada no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo (Chinky Shukla) e a outra parte na Cinemateca do Museu de Arte Moderna - MAM Rio (Ashish Birulee).

"Laxmi teve três abortos e perdeu cinco filhos todos com uma semana de nascimento. Quando o seu nono filho, Gudia, sobreviveu, ela se considerou feliz, até quando descobriu que seu bebê tinha paralisia cerebral e viveria acamado por toda a vida. Gudia faleceu recentemente, deixando as cicatrizes de sua memória. Em Jadugoda, um distrito rico em urânio no leste do estado indiano de Jharkhand, há muitas mulheres que compartilham o destino pungente de Laxmi. Especialistas de radiação e saúde em todo o mundo falam que os materiais tóxicos e a radioatividade gerados pela mineração e processamento de urânio causam infertilidade generalizada, deformidades congênitas, abortos espontâneos, mutação genética, morte de recém-nascidos, câncer, doenças pulmonares, etc. "

Chincky Shukla: Exposição Fotográfica "Buda Chora em Jadugoda - Índia em Preto e Branco"

Centro Cultural Laurinda Santos Lobo & Cinemateca do MAM Rio, 16 de Maio a 26 Maio de 2013

Foto: Uranium FF - Chincky Shukla


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.