Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

charge maringoniBrasil - Diário Liberdade - No último dia 25 de janeiro o Jornal Brasil de Fato, completou-se 10 anos de vida.


Lançado em 2003 num ato político-cultural durante o III Fórum Social Mundial, em Porto Alegre o Jornal vem nestes 10 anos sobrevivendo com muita dificuldade. Próximo aos movimentos sociais, com circulação nacional e com uma linha editorial fiel à classe trabalhadora, o Brasil de Fato recebe apoio financeiro e político de diversos setores sindicais, sociais e populares.

Veja aqui vídeo do lançamento do Brasil de Fato em 2003.

Em Editorial de comemoração dos 10 anos o jornal ressalta que a maior vitória foi sobreviver durante todo este tempo como imprensa popular, comprometida com a classe trabalhadora e a visão de esquerda da luta de classes.

Ainda mais em tempos de neoliberalismo, hegemonia do capital financeiro e internacional, refluxo do movimento de massas e derrota ideológica de diversas correntes da esquerda de 90 pra cá. Soma se a tudo isso as características da sociedade brasileira que está fundada em graves injustiças histórico-estruturais e uma democracia burguesa capenga e hipócrita, que nega os principais direitos humanos e oportunidades à imensa maioria dos seus cidadãos.

O objetivo do jornal agora além de permanecer na luta é dar um salto de qualidade com um novo projeto gráfico a partir de março, com o formato de tablóide germânico. Além disso, planeja criar edições regionais do jornal massivas, semanais, em formato tablóide, para ser distribuído gratuitamente nos centros de aglomeração de trabalhadores, como metrô, central de ônibus, trens e nas aglomerações da juventude trabalhadora das grandes cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte).

Em entrevista a Rádio Agência NP, que também faz parte da sociedade que edita o jornal e que agora passará a chamar Radioagência Brasil de Fato, o editor responsável do Brasil de Fato, Nilton Viana, também disse que o grande desafio do Brasil de Fato pela frente é sobreviver nos próximos dez anos e ao mesmo tempo envolver cada vez mais militantes, comunicadores, apoiadores. Só assim, que o Brasil de Fato vai ser efetivamente um veículo de comunicação que consiga influenciar a opinião pública e, assim, elevar o nível de consciência da classe trabalhadora para que haja a possibilidade de executar mudanças estruturais tão necessárias para o Brasil

No site do jornal, que funciona como agência de notícias também, é possível saber mais sobre os 10 anos do Brasil de Fato acessando a página especial dos 10 anos do semanário.

Imagem: Charge - Gilberto Maringoni.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.