Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

erickHonduras - La Radio del Sur - O corpo sem vida do jornalista hondurenho Erick Martínez Ávila (foto) foi encontrado nesta segunda-feira em um esgoto da aldeia Guasculile, na estrada que conduz ao departamento de Olancho (nordeste), e com isso somam mais de 20 comunicadores sociais assassinados durante o mandato de Porfirio Lobo, segundo dados da Comissão Nacional dos Direitos Humanos.


Ávila desempenhava um trabalho como relacionador público da Associação Kukulcán, organização defensora dos direitos humanos, em especial da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual e Transexual (LGBT), dirigente da organização política Los Necios e candidato a prefeito pelo Partido Libertad y Refundación (Libre).

Segundo um informe preliminar, seu cadáver foi encontrado às 7h da manhã, vestia uma calça jeans azul, uma camisa verde e calçava um tênis estilo Converse de cor preta, quando moradores do setor deram o aviso às autoridades.

O corpo do jovem foi trasladado ao necrotério de Tegucigalpa, onde foi entregado em qualidade de desconhecido, pois não portava seus documentos pessoais.

Nos últimos três anos, 23 comunicadores sociais perderam a vida em Honduras, convertendo o país em um dos mais perigosos para o exercício desta profissão.

Também havia sido eleito como aspirante a deputado pelo departamento de Francisco Morazán pela corrente Fuerza de Refundación Popular (FRP), do Partido Libertad y Refundación (Libre), surgido da Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), que foi criada após o golpe de Estado ao então presidente Manuel Zelaya em 2009.

Fontes policiais indicaram aos meios de comunicação locais que ao realizar o levantamento do cadáver não se determinou a causa da morte, já que a vítima não apresentava feridas, nem golpes. Entretanto, logo se conheceu que a morte se deu por "asfixia por estrangulamento".

Antes de Ávila, o caso mais recente havia sido o Fausto Elio Hernández, de 54 anos, que em março foi atacado com machadadas na localidade de Sabá, a 600 quilômetros ao nordeste da capital.

A CNDH anunciu meses atrás que em 2011 se registrou em Honduras o índice de homicídios mais alto do mundo, com 86 pessoas assassinadas para cada 100 mil. Em 2010, a cifra foi de 82. A mesma Comissão calculou que nesta nação centro-americana se produz uma morte violenta a cada 74 minutos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.