Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

cqcBrasil - PCO - Durante a visita da secretária de Estado norte-americano, Hillary Clinton, o programa CQC enviou um dos seus humoristas para a coletiva de imprensa. Maurício Meireles, o representante do programa no evento, ofereceu um charuto para Hillary Clinton e disse que era para ela “se vingar de Bill Clinton”, além de também tentar entrega-la uma máscara de carnaval. Neste caso, não há nenhuma novidade, uma vez que este tipo de atitude é uma prática comum do programa da rede Bandeirantes.


O que chamou a atenção neste episódio foi a posição do Sindicato dos Jornalistas de Brasília. Esta entidade criticou a atitude do CQC e propôs que as assessorias de imprensa do governo criem restrições à atuação do CQC. O motivo desta atitude seria a defesa dos profissionais da imprensa, que teriam suas imagens afetadas pela postura dos humoristas do CQC, uma vez que estes também atuam em coletivas de imprensa.

Neste caso, a questão central não é fazer uma avaliação sobre a conduta e o conteúdo do programa CQC. Mas o fato de que a proposta do sindicato de Brasília pode ter como consequência uma restrição à própria atividade jornalística.

O sindicato pede, na verdade, que as assessorias de imprensa do governo censurem a atuação do CQC. Esta censura, no entanto, também poderia se estender aos próprios jornalistas. Bastaria que algum profissional da imprensa fazer perguntas que sejam consideradas “inoportunas” ou que “manchem a imagem da imprensa” para que ele também seja censurado.

Neste sentido, a atitude do sindicato de Brasília vai justamente no sentido oposto da defesa da atividade jornalística, pelo contrário, acaba justificando a censura e a tentativa de cassar completamente a liberdade de imprensa.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.