Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

301012 kkeBrasil - PCB - Comunicado do Partido Comunista da Grécia saúda 90 anos do PCB.


Partido Comunista Brasileiro,

Comitê Central

Queridos camaradas,

Saudamos os eventos do 90° aniversário de fundação de seu partido.

Prestamos homenagem aos mártires do partido comunista nas lutas pela emancipação da classe trabalhadora e da massa popular pobre, a Luis Carlos Prestes e a todos os pioneiros do movimento comunista no Brasil.

Saudamos os comunistas, homens e mulheres, que desafiaram a onda contra-revolucionária nos anos 1990, que resistiram ao liquidacionismo oportunista e à tentativa de dissolver o Partido Comunista Brasileiro, assegurando a continuidade do partido.

Queridos camaradas,

A vida nos ensinou que o caráter revolucionário, até mesmo a existência do partido comunista, não está dado.

Eles exigem um esforço incessante para desenvolver o Marxismo – Leninismo, uma frente contra o oportunismo, uma luta constante para edificar a classe trabalhadora e construir o partido nos locais de trabalho.

É, inclusive, necessário prosseguir em um esforço constante pela elaboração de uma estratégia revolucionária e seu fortalecimento; definir, com precisão, o caráter da revolução, esforçar-se para preparar a classe trabalhadora, a camada popular, relacionar a tática com a estratégia. Isso diz respeito ao objetivo da luta, às suas bandeiras, ao desenvolvimento da aliança política com base na aliança social da classe trabalhadora com a camada popular pobre e seus movimentos, assim como a luta pela revolução socialista que não será, meramente, uma declaração, de forma a lidar com as ilusões parlamentares, o derrotismo, a aceitação da barbárie capitalista.

A defesa dos valores e do curso histórico do movimento comunista, da histórica contribuição da URSS e do socialismo que conhecemos, a repulsa da campanha anticomunista e a falsificação da história adquirem uma particular importância que dão condições para o aprofundamento da crise capitalista e da agressividade imperialista, aguçando a principal contradição entre o capital e o trabalho e que faz o socialismo-comunismo mais necessário e imperativo como a única solução para as populações.

Ao mesmo tempo, o estudo crítico do curso da construção socialista no século XX e dos seus desvios que criam a contra-revolução, o estudo da história de cada partido e do movimento comunista internacional como um todo, a corajosa confrontação com os erros e desvios constitui uma forma de fortalecimento dos comunistas.

Nosso partido se empenha, sistematicamente, no estudo de sua história. Nós estudamos a expressão das dificuldades, das deficiências e, até mesmo, dos erros na sua estratégia e que levaram aos erros na sua aliança política que fez nosso partido pagar um alto preço.

Sempre nos preocupamos com o desenvolvimento da estratégia do movimento comunista internacional; em como os erros de análise do imperialismo levaram os partidos comunistas a incluir a chamada "burguesia nacional" na direção das forças de luta antiimperialista, fazendo de suas bandeiras não a derrota do sistema burguês, mas o fortalecimento de seus países no sistema imperialista internacional, que significa o fortalecimento do poder político e econômico dos monopólios.

Foi provado o quão danoso é a abstração da economia das análises políticas do imperialismo; o quão perigoso é a subestimação do oportunismo; o quão desastroso é a substituição do Marxismo-Leninismo pelas análises revisionistas em nome das particularidades nacionais.

Esses problemas estratégicos do movimento comunista internacional, assim como outros, foram ampliados com a contra-revolução. O movimento comunista internacional entrou em um período de crise no qual ainda se encontra hoje.

Nosso partido sediou, recentemente, o 13º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e de Trabalhadores o qual, de acordo com a nossa avaliação, foi positivo.

Continuamos afirmando e apoiando iniciativas conjuntas dos partidos comunistas e operários, contribuindo para o reagrupamento e fortalecimento das organizações internacionais antiimperialistas, tais como a FMJD, a FSM, o CMP e a FEDIM.

Ao mesmo tempo, nosso partido luta pela formação de um pólo comunista que seja organizado por partidos comunistas e operários e forças que, coletivamente, contribuirão para a direção de uma estratégia revolucionária unificada do movimento comunista internacional.

Com essas expectativas e a esperança de que nossas relações camaradas e bilaterais se desenvolvam ainda mais, saudamos os eventos que celebram os 90 anos do seu partido.

Comitê Central do KKE


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.