1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (4 Votos)

CapitalismoEstados Unidos - RT - [Tradução do Diário Liberdade] A crescente preocupação mundial pelo aquecimento global e o uso dos combustíveis fósseis põe em evidência a necessidade de replanejar a forma na qual os humanos obtêm a energia, e muitos também asseguram que é preciso replanejar o sistema como um todo.


A escritora e ativista social Rebecca Solnit destaca que os estadunidenses são "especialistas em combinar a complacência e o desespero", o que os leva a pensar que as coisas não podem mudar e que "nós, o povo, não temos o poder para mudá-las", fazendo referência às possibilidades de influenciar nos governos e nos sistemas como o capitalismo.

No entanto, argumenta Solnit, é preciso ser "muito ignorante sobre a história", assim como sobre os acontecimentos atuais, para não ver que tanto os EUA como o mundo "sempre foram se transformando, se encontram em meio a grandes e terríveis mudanças, e se transformam de vez em quando através do poder da vontade popular e dos movimentos idealistas".

"A mudança climática do planeta exige agora que somemos nossas forças para deixar para trás a era dos combustíveis fósseis e, talvez com ela, uma parte da era do capitalismo também", agrega em seu artigo, publicado pelo portal Tom Dispatch.

Solnit usa como exemplo o povo de Richmond, na Califórnia, onde há alguns anos parecia inevitável que a petroleira Chevron, que controla uma refinaria nesse lugar, conseguisse impor os candidatos que patrocinava para os postos políticos mais importantes, respaldada pelo seu poder econômico.

No entanto, movimentos de políticos progressistas conseguiram conter a influência da petroleira e obtiveram o controle político de sua cidade, explica a escritora, ressaltando o fato de que, como já demonstrou a revolução francesa desafiando o "direito divino" da monarquia, a vontade do povo pode-se impor sobre poderes que parecem eternos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.