1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

841e9b6740034e4bd4f5916a2fed2557_article.jpgEstados Unidos - Russia Today - [Tradução do Diário Liberdade] O sistema penitenciário nos Estados Unidos é a escravidão de nossos tempos, segundo Ray Jasper, um preso que deve ser executado no Texas em 19 de março.


 "Não se trata de crime e castigo, mas de crime e benefício. O cárcere é uma indústria multimilionária. Em 1996, foram abertas 122 penitenciárias nos EUA. Várias empresas organizaram exposições em cidades pequenas para mostrar como o aumento da quantidade de prisões impulsionaria a economia mediante a criação de mais postos de trabalho", escreveu na que pode ser sua última carta, disse.

Condenado em 1998, quando tinha 19 anos, por ser cúmplice em um assassinato e roubo, Jasper está encarcerado há mais de uma década.

Tem compartilhado sua experiência em uma prisão para condenados à pena capital em uma série de cartas publicadas no portal Gawker.

Segundo ele, os presos não têm nenhuma opção senão trabalhar, já que negar-se a fazer isso implica um severo sofrimento mental.

"Se um preso se nega a trabalhar e ser um escravo, o isolam dos outros presos. Há milhares de pessoas condenadas a longo prazo que não têm mais remédio senão fazer dinheiro para o governo ou viver em isolamento. Os efeitos do isolamento penitenciário, literalmente, transformam as pessoas em loucos", expressou.

Jasper também criticou as excessivamente severas penas para os delinquentes novatos, considerando-as como um tipo de "opressão".

"Existem caras aqui que ainda não têm 30 anos mas recebem penas de 200 anos de prisão. É indignante."

Jasper suspeita que também poderiam condenar a sentenças tão duras por formar parte do complexo industrial penitenciário.

"O outro lado da moeda é que há pessoas no mundo corporativo que ganham dinheiro graças aos presos, pois quanto mais tempo ficam aqui estes últimos presos, mais dinheiro geram", concluiu. 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.