1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Donibane Lohizune-30presoen alde-azken ostiralaEuskal Herria - ASEH - Relatório da Etxerat sobre a situação dos presos políticos bascos: Dezembro de 2012.


O Colectivo de Presos Políticos Bascos é composto por 606 presas e presos, que se encontram dispersos por 84 prisões. Apenas sete se encontram em prisões de Euskal Herria, concretamente em três prisões.
 
A maioria dos presos concentra-se nos cárceres de Espanha: 445 dispersos por 45 prisões. Em França encontram-se 134 presos, dispersos por 32 cárceres.

No que se refere a outros países, em Portugal está encarcerado um preso basco; outro no Norte da Irlanda; outro na Escócia; quatro em Inglaterra. 

Treze presos têm doenças graves. 

A Doutrina 197/2006 (prisão perpétua) foi aplicada a 88 presos, 68 dos quais ainda se encontram na prisão. 

Há 141 presos encarcerados que cumpriram 2/3 ou 3/4 da pena a que foram condenados; como tal, deviam estar em liberdade condicional. 126 encontram-se em prisões espanholas; 15 em prisões francesas.

Milhares de pessoas nas ruas nas concentrações da última sexta-feira do ano

Concentrações e iniciativas de todo o tipo tiveram lugar sexta-feira em centenas de localidades e bairros, já que se tratava da última sexta-feira do mês, em que é habitual haver uma maior mobilização pelos direitos dos perseguidos políticos bascos. Em plena quadra natalícia e sendo também a última sexta-feira do ano, em muitos pontos a reivindicação teve um carácter especial. Em todas elas se destacou a importância de encher as ruas de Bilbo no dia 12 de Janeiro.
 
Em Arrasate (Gipuscoa), por exemplo, uma carrinha com cartazes percorreu as ruas durante oito horas para denunciar «a crua realidade» de familiares e amigos, condenados a suportar «horas e horas de estrada, o perigo, o gasto económico... para fazer uma visita de 40 minutos».
 
Em Iruñea, realizou-se uma concentração durante 12 horas frente ao Parlamento, na qual participaram, por turnos, partidos políticos, sindicatos e agentes sociais, e da qual se mandou «um sentido abraço a todas as pessoas que neste último fim-de-semana de 2012 voltam a fazer milhares de quilómetros». Depois de destacarem que é «imprescindível a activação, o compromisso e a mobilização dos cidadãos, fizeram um apelo à participação na manifestação de Bilbau, porque «é preciso encher as ruas para esvaziar as prisões».

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.