1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

treinamento.eua.eiilIraque - Russia Today - [Tradução do Diário Liberdade] As milícias do EIIL que ameaçam desencadear uma nova guerra no Iraque foram treinadas por instrutores estadunidenses em uma base secreta na Jordânia para ajudar os insurgentes na Síria.


Segundo funcionários da Jordânia consultados sob condição de anonimato pelo site 'WorldNetDaily' (WND), dezenas de combatentes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) foram treinados em 2012 com o objetivo de ajudar os insurgentes sírios que se opõem militarmente ao regime do presidente Bashar al-Assad. Segundo essas fontes, os treinadores não preveram que os militantes acabariam demonstrando no Iraque o conhecimento recebido e examinaran estritamente se tinham vínculos com a Al Qaeda.

Na semana passada, o mesmo veículo informou, citando informação de suas fontes governamentais, que o EIIL recebia armamentos da Arábia Saudita. Segundo outra informação, as milícias do EIIL receberam instrução na Turquia na região da base aérea estadunidense de Incirlik, o que foi feito com o conhecimento do presidente Barack Obama. Segundo o WND, agora os funcionários jordanianos temem a possível expansão da agressão do EIIL pela Jordânia e Síria.

Desde o final de 2012 vários meios de comunicação do mundo informaram sobre o suposto treinamento de rebeldes sírios na Jordânia por especialistas de EUA, Reino Unido e França, mas as autoridades estadunidenses negaram tal informação em várias ocasiões.

Em particular, em 2013, a revista alemã 'Der Spiegel' informou do treinamento de cerca de 1200 combatentes para o Exército Livre da Síria, ainda que o periódico não tenha conseguido confirmar se o treinamento foi realizado pelo exército estadunidense ou por empresas privadas deste país.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.