1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

cadeahumanaEuskal Herria - Gara - [Tradução de Luis Leiria para Esquerda] Iniciativa Gure Esku Dago ('Está em nossas mãos') reuniu mais de 150.000 pessoas que fizeram uma corrente humana histórica pelo direito a decidir o futuro dos bascos. Na sua mensagem final, os organizadores sublinharam que chegou o momento de este povo escrever as palavras "futuro", "juntos" e "decidir".


A corrente humana organizada por Gure Esku Dago ('Está em nossas mãos') gravou este domingo (8) uma impressionante e emotiva imagem para a história. Superando todas as expectativas, mais de 150.000 cidadãos deram-se as mãos nos 123 quilómetros que separam Irunhea e Durango, pelo direito a decidir. Num ambiente festivo e reivindicativo, nalguns pontos formaram-se duplas correntes humanas, dada a afluência em massa de participantes.

O momento culminante foi das 12h00 a 12h30, quando todos os elos se uniram e se formou a grande corrente humana. Num ambiente muito simpático, os participantes deram corpo à iniciativa e permaneceram unidos durante meia hora. As "ondas" sucederam-se de forma permanente ao longo do percurso, onde as mensagens a favor do direito a decidir foram numerosas. Em Goierri, os segalaris cortaram a erva de uma campa onde se podia ler "Erabakitzeko eskubidea" ('O direito de decidir'), enquanto a mensagem se repetia nas encostas de Udalaitz.

Mensagem final

Na mensagem comum lida em Bergara, Durango, Irunhea, Lazkao e Etxarri Aranatz, os organizadores sublinharam que mais que uma iniciativa, Gure Esku Dago é "uma atitude, a atitude que toma a cidadania diante do seu futuro e de pessoas que tomam consciência de que o futuro está nas suas mãos".

Defenderam a participação de "todas as pessoas deste país" para decidir "o que queremos ser", porque "o normal é poder decidir" Apelaram à "legitimidade democrática" para tornar "viável" essa decisão e defenderam que à cidadania basca cabe agora "construir a base que garanta que essa decisão, seja qual for, seja realizável".

"Essa base chama-se democracia. Se somos 3.000.000 de pessoas, a legitimidade que darão essas pessoas ao exercício do direito a decidir é que converte esta numa decisão que se pode materializar", destacaram.

Gure Esku Dago chamou a "continuar a avançar" para "converter a ilusão em atitude e esta em decisões".

Depois de assinalar que "as pessoas que deram as mãos são testemunha da criação dessa nova ilusão. Mas chegámos aqui graças ao trabalho realizado em cada povoação e bairro. O que hoje proclamamos amanhã será uma realidade graças a esta rede cidadã", afirmaram que "a este povo chegou o momento de escrever as palavras "futuro", "juntos" e "decidir".

"Para que as mãos que hoje se uniram na corrente amanhã possam decidir, devemos insistir neste caminho. É o momento de difundir esta confiança e trabalho em comum a cada rincão deste povo. Porque essa será a chave para conseguir que a decisão seja legítima e o legítimo seja realidade", acrescentou-se.

Duas horas antes

Desde a primeira hora da manhã, as imagens que chegaram de todos os municípios e cidades de Euskal Herria são um fiel reflexo do desejo do povo basco de ser dono do seu futuro, de poder decidir livremente. 2.500 voluntários encarregaram-se de que tudo saísse como estava previsto.

A imagem foi espetacular, devido ao número de pessoas que se mobilizaram, e também pela diversidade de pessoas que se juntaram à corrente humana. Famílias inteiras puseram os pés (e os corações) na estrada para não deixar passar a oportunidade de participar nesta relevante jornada.

Alguns, que foram com os mais pequenos da casa, tiveram de ampliar a infra-estrutura. Furgonetas, chapéus de sol, geleiras, carrinhos... tudo o que fizesse falta para poderem estar presentes na corrente humana. Uns 900 autocarros cheios de esperança e milhares de veículos privados deslocaram-se para os 123 quilómetros que separam Durango e Irunhea. O entusiasmo foi palpável em todo o percurso, onde o ambiente festivo foi o protagonista nas horas prévias de espera, antes de que começasse a corrente humana.

A organização levou a cabo os preparativos para a corrente humana nos minutos prévios ao grande momento. Fizeram ensaios e treinos para a grande mobilização. O caminho foi o espelho dos rostos a mais de 100.000 pessoas que protagonizaram uma imagem que passará à história. Um caminho que já empreenderam os cidadãos bascos. A corrente humana está formada; só falta continuar a caminhar até atingir os objetivos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.