1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Foto - Axouxere - CremildoGaliza - Diário Liberdade - O autor africano participa na residência de escritores/as promovida pola Axóuxere Editora em Rianjo. Bahule ficará na residência localizada em Briom (Rianjo, comarca do Barbança) até finais de outubro.


O autor moçambicano Cremildo Bahule dirigirá uma leitura e conversa por volta da sua obra teatral "Nação laranja". Será na sexta-feira dia 11 de outubro, pelas 18:00 horas na Biblioteca Pública Castelao de Rianjo.

O auditório dessa mesma vila do Barbança abrigará um obradoiro de escritura criativa, que também será guiado por Bahule, nos dias 25 (sexta) e 26 (sábado) de outubro. No primeiro caso, o obradoiro terá horário de tarde (19 a 21:30 horas) e de manhã no sábado (de 11 a 13:30 horas).

As pessoas interessadas em participar deverão preencher a ficha disponível no site www.rianxo.com e enviar por email para a Concelharia de Cultura de Rianjo, cultura@concelloderianxo.es , indicando "Obradoiro de Cremildo Bahule" no assunto. A data limite é o dia 10 de outubro.

Para além dessas atividades, está previsto que, durante a sua residência na casa da Axóuxere em Rianjo, Bahule dirija mais eventos por volta da literatura e cultura moçambicana noutros pontos da Galiza.

Biografia

Cremildo Bahule (Maputo, Moçambique, 1980), é ensaista, escritor e assessor editorial em Ndjira - Sociedade Editorial.

É Mestrando em Linguística na Universidade Eduardo Mondlane, Licenciado em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma (2006), e Bacharel em Ciências de Educação pela Universidade Católica de Moçambique (2005) com a tese "Arte e Ética: A Pintura como uma linguagem moral".

Publicou o ensaio "Carlos Cardoso: Um poeta de consciência profética" (Alcance Editores, 2010) e "Literatura Feminina, Literatura de Purificação: O Processo de Ascese da Mulher na Trilogia de Paulina Chiziane" (Ndjira, 2013). Participou como investigador, ao abeiro da «União Latina», num projecto de pesquisa e recolha das tradições orais autóctones de Moçambique. O projecto deu lugar à publicação do livro "Multiculturalidade e Plurilinguismo: Tradição oral e educação plurilingüe na África central e austral e ao web Contafrica", onde se encontra o material compendiado nas línguas originais e traduzido também para o português, espanhol e francês. Foi investigador associado da «Unidade de Diagnóstico Social» do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, fazendo um estudo da relação entre a música popular moçambicana e as línguas autóctones, com o apoio da Fundação Ruth First, e do que nasceu a obra "Kudumba Ka Vão-na Vã Ndota: A música como uma plataforma de preservação da língua - (Um) diálogo sociolingüístico sobre a estética musical de Ghorwane" (actualmente no prelo). Publicou, em 2011 "Babalaze: A outra margem da verdade", entrevista ao rapper mozambicano Azagaia, e colaborou na obra "Samora Machel: História de uma vida dedicada ao povo moçambicano", editada pelo Instituto de Investigação Sócio-cultural. Em 2012, editou também o livro de poesia "Caligrafias: Liricismo naïf", no I Encontro Internacional do Livro em Cartão realizado em Maputo.

Actualmente, é investigador independente e está a desenvolver uma pesquisa sobre a ideia da "mestiçagem moçambicana" partindo da construção polifónica e do relato do discurso na ficção narrativa de Paulina Chiziane e a "convergência entre bilingüismo, literatura e direitos humanos".

A proposta de trabalho que Cremildo leva para a Residência de Outono da Axóuxere aprofunda, de um lado, no trabalho sobre a tradição oral, e do outro na escrita dramática do texto "Nação Laranja".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.