1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

venezuelaVenezuela - Diário Liberdade - Nos 15 anos do governo bolivariano de Hugo Chávez, Nicolás Maduro e do povo da Venezuela, o país conquistou enormes êxitos no setor da educação.


No âmbito universitário, houve um aumento de 294% no ingresso ao ensino superior, que antes era privilégio de alguns poucos oligarcas venezuelanos. O país passou de 894.418 estudantes matriculados em universidades no ano 2000 para 2 milhões e 630 mil em 2014.

Atualmente, a Venezuela é considerada pela Unesco como o quinto país do mundo com o maior número de estudantes universitários e o segundo da América Latina.

Foram criados durante esses primeiros anos de Revolução Bolivariana 30 novas universidades e 44 programas nacionais de formação.

Investimento e inclusão social

Neste ano, o governo de Nicolás Maduro investiu 6,9% do PIB (Produto Interno Bruto) na área educativa, universitária e tecnológica.

Leia também: Ressaltam impacto de programa social educativo na Venezuela

Maduro anunciou que é necessário aprofundar ainda mais o investimento, pois é preciso fazer na Venezuela uma "Revolução  do Conhecimento para avançar em uma revolução profunda no campo da educação, da investigação científica, da aplicação de ciência e tecnologia ao desenvolvimento material, físico e econômico do país".

Nos governos de Chávez e Maduro, os outros níveis de ensino também apresentaram um grande avanço.

Em comparação com o período pré-chavismo, a taxa de estudantes no ensino infantil subiu de 45% para 77%, enquanto que no ensino primário passou de 86% para 96% e no ensino secundário, entre 12 e 18 anos, a taxa subiu de 48% para 76%.

Leia ainda: Educação da Venezuela é considerada uma das melhores da América

Em 2014, o governo entregou laptops para 3,4 milhões de estudantes dos ensinos primário e secundário utilizarem em sala de aula e antes do começo deste ano letivo foram construídas 150 novas escolas e outras 8 mil instituições foram recuperadas.

Essas políticas públicas de democratização da educação feitas pelo governo bolivariano da Venezuela permitiram que 10,5 milhões de estudantes pudessem receber uma educação de qualidade, o que representa um número histórico no país - um em cada três cidadãos venezuelanos é estudante, um índice extraordinário.

Leia mais: Missões bolivarianas garantem êxito da educação na Venezuela

A Venezuela apresenta 6,1 milhões de estudantes de escolas e colégios públicos, 1,7 milhão em escolas e colégios privados, além dos já citados 2,63 milhões de universitários.

Consulta popular educativa

A Venezuela, nestes últimos 15 anos, tem apresentado um grande nível de democracia, inclusive com uma Consulta Nacional pela Qualidade Educativa, em que o povo pode escolher qual o melhor modelo de ensino a ser adotado no país.

Mais de 7 milhões de cidadãos participaram da consulta para definir as bases que regerão o sistema educativo nacional nos próximos 10 anos e escolheram o modelo das escolas bolivarianas criado pelo ex-presidente Chávez em 1999 e implementado em mais da metade das escolas públicas do país.

Com Telesur.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.