1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

prisaoEstados Unidos - RT - [Tradução do Diário Liberdade] O uso de presos como força laboral nos EUA segue preocupando várias organizações sociais e de direitos humanos. Enquanto isso, não só as companhias privadas das prisões desfrutam deste tipo de empregados, mas também as grandes empresas de alimentos e de telecomunicações, que o fazem a fim de reduzir seus custos de fabricação.


As companhias privadas dos presídios obtêm benefícios da prisão em massa, ainda que não sejam as únicas, escreve o portal Alternet. Enquanto organizações de direitos humanos condenam o que consideram uma nova e desumana forma de exploração nos Estados Unidos, onde a população carcerária alcança dois milhões de pessoas, grandes indústrias seguem valendo-se do seu trabalho. O portal menciona nove indústrias que se beneficiam das prisões em massa e das longas sentenças.

Empresas de alimentos, de telecomunicações e de saúde tiram um proveito significativo graças à colaboração com os presídios. Assim, uma empresa de telecomunicações que opera como um monopólio em muitas prisões, a Global Tel Link (GTL), estaria obtendo 500 milhões de dólares anuais de benefício graças a seus contratos exclusivos com a longa lista de presídios, lembra o Alternet.

Segundo o portal, os presidiários dos EUA também trabalham para call centers. Assim, na prisão Snake River Prision no Oregon, os réus recebiam de 120 a 185 dólares ao mês por trabalhar em tempo integral, conforme se revelou em 2004.

Fabricantes têxteis, empresas de tecnologia, agentes de finanças, assim como companhias de processamento de alimentos e de embalagens também figuram na lista. Entre as companhias que se viram envolvidas no uso de presos como força laboral pode-se encontrar Victoria's Secret e Exmark, que presta serviços à Microsoft.

Os magnatas que investiram na indústria das prisões não precisam se preocupar com as greves ou em pagar o seguro desemprego ou férias. Todos os seus empregados trabalham em tempo integral, nunca chegam tarde ou se ausentam por problemas familiares. Por outro lado, se não aceitarem trabalhar por 25 centavos a hora, são presos na solitária, de acordo com o Global Research.

Nas prisões federais e privadas dos Estados Unidos há aproximadamente 2 milhões de presos. Segundo o California Prision Focus, em "nenhuma outra sociedade na história humana se prendeu tantos de seus próprios cidadãos". Os EUA superam em meio milhão o número de presos da China e representam 25% da população carcerária de todo o mundo.

"A contratação privada de presidiários para o trabalho fomenta incentivos para prender as pessoas. As prisões dependem dessas entradas e os acionistas corporativos que lucram com o trabalho dos presos fazem lobby a favor das penas mais longas a fim de ampliar sua força laboral. O sistema alimenta a si mesmo", reza o estudo do Partido Trabalhista Progressista, que condena a indústria das prisões por ser "uma imitação da Alemanha nazista a respeito dos campos de concentração e o trabalho forçado de escravos".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.