1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

eusko-currencyEuskal Herria - Nationalia - [Tradução do Diário Liberdade] Introduz-se o eusko, destinado a promover "uma economia mais verde e mais humana", vinculada à língua e a cultura bascas. Os promotores argumentam que as empresas se beneficiarão. As notas mostram fotografias da vida basca e incluem cinco medidas de segurança diferentes.


Os cidadãos do País Basco do Norte (do lado francês da fronteira) poderão conseguir os seus primeiros euskos neste sábado. A Associação para a Criação de uma Moeda Local, Basca, Ecológica e Solidária tem previsto lançar a nova moeda social (uma alternativa ao euro) por todos os lados de Iparralde a 31 de janeiro, mas terá uma primeira ocasião para trocar moeda neste mesmo sábado 19 em Ainhize-Monjolose.

O desenho das notas de eusko apresentaram-se anteontem em Baiona. Com valores de entre 1 e 20 euskos, as notas mostram cenas da vida basca, e contêm até cinco medidas de segurança diferentes: filigrana, estampagem em quente, contraste, tinta fluorescente antifotocópia e uma quinta que não foi revelada.

Persegue-se "uma economia basca, verde e mais humana"

O projeto do eusko apresentou-se ao princípio de 2012. Os promotores explicaram então que o objetivo era ajudar "à emergência de uma economia mais verde e mais humana". Outro objetivo era "reforçar o uso do basco na vida pública", vinculando a nova moeda ao compromisso de lojas e empresas ao uso da língua.

Os euskos, de antemão, só estarão em circulação em Iparralde, mas os promotores querem que a ideia se expandir a todo o País Basco, incluídos portanto Euskadi e Navarra.

126.000 euskos em circulação

Segundo Le Journal du Pays Basque, serão postos em circulação 126.000 euskos dantes que acabe janeiro. Também se porá em funcionamento um sistema que permitirá o pagamento em euskos através da internet, previsto para o junho. Os euskos poder-se-ão comprar a uma taxa de cámbio de um eusko por um euro. Desde o começo, a nova moeda será aceite em 73 negócios de Iparralde.

Os promotores argumentam que o sistema permitirá que as lojas ganhem novos clientes, servirá como selo de qualidade (só são bem-vindos os negócios respeitosos com o meio ambiente, baseados localmente e socialmente responsáveis) e impulsionará a economia local, visto que se alenta a recirculação da moeda basca (se os euskos se querem trocar de novo por euros, perde-se 2% do valor).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.