1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

crecheBrasil - Diário Liberdade - Cinco creches dos campus Butantã, Saúde Pública (da Av. Dr. Arnaldo, também na Zona Oeste da capital), São Carlos e Ribeirão Preto (ambas no interior do estado de São Paulo) tiveram, ao todo, 181 vagas para crianças e bebês suspensas no início do ano pela Superintendência de Assistência Social da USP.


Essa suspensão das vagas faz com que muitas mães trabalhadoras e estudantes da universidade não tenham onde deixar os filhos e as filhas para poderem trabalhar e estudar. Por isso elas estão organizando protestos dentro da USP nesta terça e quarta-feira, para exigir que haja contratação de funcionários para as creches proporcionando novamente as vagas para as crianças.

Aviso importante: Para o Diário Liberdade poder continuar a dar voz a coletivos como este precisa do teu apoio na campanha de financiamento anual. Apoia agora, és necessária/o. Click aqui para saber como.

"A creche faz muita falta para a mulher trabalhadora e estudante. Sem creche, as trabalhadoras não conseguem trabalhar, sem creche, as estudantes não conseguem dar continuidade aos seus estudos", denuncia Letícia Pinho, estudante da USP e militante do MML (Movimento Mulheres em Luta). "As creches da USP são fruto de uma grande vitória nossa e muita mobilização, com muita luta, décadas atrás, e agora esse direito está ameaçado", argumenta Letícia.

Coletivos de mulheres e estudantes também denunciam que negar a entrada de novas crianças este ano na creche da universidade é uma forma de, aos poucos, acabar com as creches.

A justificativa apresentada pela reitoria para a suspensão das vagas é a de que, devido às adesões ao plano de demissão voluntária promovido pelo reitor Marco Antônio Zago, o quadro de funcionários não daria conta de receber as crianças.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.