1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

170115 regPeru - Brasil de Fato - Milhares participaram de ato no Centro Histórico de Lima, capital peruana; Segundo a polícia, 26 pessoas foram presas e 16 policiais ficaram feridos.


Em continuidade aos protestos realizados no ano passado, nesta quinta-feira (15), milhares de pessoas voltaram a lotar o Centro Histórico de Lima, capital peruana, contra a nova lei trabalhista do país. Cidades como Trujillo, Cusco, Iquitos e Arequipa também se manifestaram.

Ao contrário das manifestações pelo país, que terminaram sem conflitos, a manifestação na capital, segundo a polícia local, terminou com 26 pessoas presas e 16 policiais feridos.

Os organizadores da marcha pedem a anulação da lei trabalhista, aprovada em dezembro passado, que dá às empresas o direito de contratar jovens (de 18 a 24 anos) com um salário mínimo e com férias anuais de 15 dias, sem a totalidade de direitos que têm outros trabalhadores, como pagamento de prêmios e compensações por tempo de serviço.

O presidente do Peru, Ollanta Humala, defende a lei e diz que a medida procura reduzir o mercado de trabalho paralelo, que afeta 1 milhão de trabalhadores na faixa etária dos 18 a 24 anos, além de incentivar a capacitação de jovens sem formação profissional.

Já os críticos ao projeto aprovado afirmam que os empresários vão usar a lei para repovoar as empresas com trabalhadores jovens que serão demitidos quando atingirem a idade de ter garantia de todos os direitos para iniciar um novo ciclo de contratação com precariedades.

Foto: Colectivo Supay Fotos


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.