1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

040113 chile repressomMapuche - Opera Mundi - Manifestantes tentaram invadir agências bancárias e entraram em conflito com policiais do país.


A capital do Chile, Santiago, viveu nesta quinta-feira (03/01) momentos de tensão em decorrência de embates entre manifestantes e policiais durante protesto para lembrar a morte do universitário indígena Matías Catrileo, de 22 anos. Ele fazia greve de fome contra ações do governo e foi morto em 2005.

Integrante da comunidade Mapuche, uma das etnias mais ativas na política chilena, Catrileo virou uma espécie de símbolo nacional. Ontem manifestantes ocuparam as principais ruas de Santiago. Houve tentativas de invasões às agências bancárias do Banco Estado e do Banefe. Manifestantes encapuzados entraram em confrontos com os policiais.

Durante o protesto foi lançada uma bomba que provocou um incêndio perto das agências bancárias. Segundo os policiais, a violência foi causada por um grupo organizado. Automóveis e um caminhão foram incendiados durante a manifestação.

O ministro do Interior, Andrés Chadwik, apelou para que os manifestantes evitem a violência.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.