1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

121102 traficopessoasColômbia - Adital - Nos próximos dias 6 e 7 de novembro, a Universidade Autônoma de Bucaramanga, em Santander, na Colômbia, vai sediar o Primeiro Encontro Nacional sobre Tráfico de Pessoas - Vínculos para a Ação Coletiva: Sociedade Civil, Governo e Academia, oportunidade que tem como objetivo principal unir as forças das camadas da sociedade e poder público para incidir coletivamente nas políticas públicas de luta contra o tráfico de pessoas, problemática que afeta todo o mundo.


Especificamente, o evento também almeja ampliar as perspectivas de abordagem do fenômeno para fortalecer sua compreensão multidimensional; analisar a situação do tráfico de pessoas na Colômbia; gerar propostas e recomendações para fortalecer a aplicação de uma estratégia nacional de luta contra esta problemática; e constituir o capítulo colombiano do Observatório Latino-americano sobre Tráfico de Pessoas.

A partir destes objetivos comuns se chamará os/as participantes a responder aos questionamentos: Qual é a situação do tráfico de pessoas na Colômbia? Quais são os novos desafios na política pública de luta contra o tráfico de pessoas? Como nos articulamos corresponsavelmente para seguir enfrentando o tráfico de pessoas?

Estes assuntos serão debatidos dentro da programação dos dois dias de Encontro. Na terça-feira (6), a Conferência de inauguração tratará do tema: Tráfico de pessoas e Direitos Humanos. Políticas Públicas em um contexto de complexidade. Também acontece o painel Visões diversas sobre a situação do Tráfico de pessoas na Colômbia e uma conversa sobre a Ação coletiva como elemento de incidência nas políticas públicas.

Na quarta-feira (7), acontece a apresentação do Observatório Latino-americano de Tráfico de Pessoas e a formação do Capítulo Colombiano deste Observatório. Também será feita a construção participativa da Agenda de Ação Coletiva para a articulação e a incidência na luta contra o tráfico de pessoas e o lançamento do III Congresso Latino-americano sobre Tráfico (Bogotá-Colômbia 2013).

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mailtratadepersonas@unab.edu.cocom o envio de dados pessoais. Para mais informações, contatar Diana Armenta no celular 3133306574 ou enviar as dúvidas para o endereço de e-mail já citado.

O 1º Encontro Nacional sobre Tráfico de Pessoas é uma iniciativa do Programa de Ação Universitária sobre Tráfico de Pessoas da Universidade Autônoma de Bucaramanga, em parceria com a Fundação Esperança, o Centro de Pensamento, Comitê Departamental de Luta contra o Tráfico, governo de Santander, Alcaldia de Bucaramanga e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Para conhecer a programação dos dois dias e obter mais informações, acesse: http://wlserver.unab.edu.co/portal/page/portal/UNAB/encuentrotratapersonas/

Dados

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), por ano, mais de 2,4 milhões de pessoas são vítimas de tráfico em 127 países do mundo. Em 83% dos casos as vítimas são mulheres e em 48% são crianças e adolescentes, que literalmente "usadas" para a exploração sexual, trabalhos forçados e tráfico de órgãos. A OIT estima que o crime renda cerca de 32 milhões de dólares ao ano.

O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) assegura que este crime siga sendo a terceira atividade mais lucrativa no mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas.

Na América Latina, países como o Brasil se caracterizam por ser região de origem, trânsito e destino do tráfico de pessoas. Já México ocupa o 3º lugar no continente na quantidade de casos. No caso da Guatemala, os homens, mulheres e crianças aliciadas muitas vezes acabam sendo explorados sexualmente ou laboralmente no próprio país e acabam sendo obrigados a realizar serviços domésticos ou na agricultura. Outros acabam sendo levados para México e Estados Unidos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.