1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

manifestació-maputxeMapuche - Nationalia - [Tradução do Diário Liberdade] Os ativistas, que protestam contra uma legislação chilena que consideram orientada a combater as reivindicações indígenas, vêem rebaixada a sua pena a 451 dias, por posse ilegal de armas. O presidente Piñera insiste que o Estado chileno "derrotará aqueles quem acham que a violência é o caminho para reivindicar".


O Tribunal Supremo (TS) de Chile anulou a sentença pela qual os activistas mapuches Daniel Levinao e Paulino Levipán tinham sido condenados a dez anos de prisão por tentativa de homicídio de vários carabineiros chilenos. Apesar isto, os dois homens continuarão a prisão porque não se lhes anulou a condena a 451 dias de reclusão por posse ilegal de armas de fogo.

 Levinao e Levipán, juntamente com outros dois activistas mapuches que estão à espera de julgamento (Rodrigo Montoya e Erick Montoya), estão em greve de fome desde há quase dois meses em protesto contra a legislação chilena vigente: os seus processos fazem-se mediante o código da justiça militar, tal como prevê a Lei antiterrorista chilena, que data da época da ditadura de Augusto Pinochet. Os grevistas reclamam a derrogação da norma e ser julgados pelo procedimento civil, que tem como resultado penas de prisão mais curtas.

 O movimento mapuche considera que o Chile mantém vigente a lei pinochetista como medida de repressão das ações dos ativistas indígenas.

 Manifestação a favor dos presos

 A decisão do TS produziu-se no mesmo dia que um milhar de manifestantes desfilaram pelas ruas de Temuco para mostrar a sua solidariedade com os grevistas mapuches e também com o werken (autoridade tradicional mapuche) de Temucuicui, Mijael Carbone, que também foi condenado por homicídio frustrado de carabineiros. Num comunicado, a Aliança Tradicional Mapuche, organização que convocou a marcha, diz que a greve de fome "é um fato dramático" que demonstra "um dos mecanismos da guerra encoberta que realiza o Estado chileno contra a nação mapuche".

O presidente de Chile, Sebastián Piñera, adoptou uma linha dura contra os activistas mapuches. Se há duas semanas qualificou os grevistas de "punhado de delinqüentes", segunda-feira reiterou que o Estado chileno "derrotará aqueles que acham que a violência é o caminho para reivindicar".

(Na imagem: manifestação de Temuco / Fotografa de MapuExpress.)


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.