1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

071012 guatemalaGuatemala - Prensa Latina - Ao menos seis pessoas morreram e 40 resultaram feridas em um confronto entre forças do Exército e a Polícia Nacional Civil, e camponeses, que protestavam contra o governo a 170 à 188 quilômetros da rota Interamericana (Ocidental do Sul).


Segundo dados preliminares difundidos hoje, os disparos e gases lacrimogêneos lançados provocaram o falecimento dos lavradores Santos Hernández, José Puac, Arturo Sapón, Jesus Caxaj, Jesus Puac e Rafael Batz.

Também informaram que 32 manifestantes e oito soldados lesionados, além de três veículos queimados no incidente ocorrido ontem a tarde.

Centenas de operários agrícolas dos 48 cantos do Ocidente do Sul departamento de Totonicapán bloquearam ambos os trechos da estrada Interamericana, em oposição ao aumento do preço da energia elétrica, à proposta de reformas constitucionais do Executivo e ao alargamento a cinco anos da carreira magistral.

Paralelo a este acontecimento, uma comissão de representantes dos camponeses inconformados viajou até esta capital para conversar com o mandatário Otto Pérez Molina sobre as demandas dos mesmos.

Existem versões dissonantes sobre quem abriram fogo primeiro, mas o verdadeiro é que as vítimas mortais e a maioria dos feridos correspondem à parte dos manifestantes.

Com respeito a este acontecimento, o Conselho Político 13 Baktún manifestou em um comunicado seu profundo e completa rejeição à política de regresso ao passado de repressão, massacres e controle militar do governo guatemalteco contra as comunidades e as autoridades dos 48 cantos de Totonicapán.

Vizinhos consultados por essa organização, falam a mais de oito mortos e mais de 40 feridos durante o referido confronto desta quinta-feira.

Com respeito ao incremento da tarifa elétrica, a nota -publicada na página digital www.oxlajujbaktun.org- destaca que os empresários roubam os rios para sacar energia elétrica, fazem grandes negócios para fora, enquanto eles carecem de luz ou pagam muito caro.

A respeito da reforma educativa do magistério adverte que só tem o propósito de seguir a privatização a educação e que a reforma constitucional impulsionada por Pérez Molina só busca favorecer aos grandes empresários e eliminar os direitos dos indígenas.

O Conselho Político 13 Baktún chamou a recusar o uso abusivo, comercial e racista do atual Governo, que junto com os empresários fazem grandes negócios milionários "com nossos valores culturais dos lugares sagrados maias", enquanto reprimem e militarizam os povos originários.

Assim mesmo, esse agrupamento instou à comunidade internacional a criar uma comissão para observar que de maneira permanente os fatos de repressão, militarização e perseguição de indígenas e líderes comunitários de várias regiões do país.

O citado conselho integram maias de dentro e fora da Guatemala, atores sociais e políticos comprometidos com as grandes mudanças que esta nação precisa a partir do modelos dos Acordos de Paz, subscritos em dezembro de 1996.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.