1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

260912 mapucheMapuche - Prensa Latina - Os quatro presos mapuches que mantêm greve de fome no cárcere de Angol, na Araucanía chilena, já perderam até 10 quilos, ao cumprir hoje um mês em estado de inanição.


Segundo reportagem da Rádio Cooperativa, o dirigente comunitário Daniel Melinao mostrou-se preocupado com o estado de saúde dos réus e denunciou que não teve nenhuma aproximação das autoridades.

O dirigente informou que se interpôs um recurso de nulidade perante a Corte Suprema, para evidenciar que no julgamento "houve uma condenação racista, discriminatória e ao mesmo tempo não se respeitou o devido processo".

De acordo com Melinao, os presos têm maiores sintomas sintomas de tonteira, cansaço e em geral deterioramento físico, mas mantêm-se negados não só a ingerir alimentos, como também a ir a um hospital.

Erick Montoya, Rodrigo Montoya, Paulino Levipan e Daniel Levinao permanecem enclausurados no cárcere de Angol e exigem que a Corte Suprema de Justiça revise as condenações.

Os dois últimos foram sentenciados em agosto deste ano a 10 anos e um dia de prisão pelo delito de homicídio frustrado contra policiais Carabineiros em serviço e a 541 dias de cárcere por porte ilegal de arma de fogo.

Em comunicados emitidos recentemente, os presos defendem também a devolução total do território do povo Mapuche, a desmilitarização imediata das terras dessa comunidade e a não-utilização por parte da justiça de testemunhas protegidas nem montagens político-judiciais.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.