1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

pdvsaVenezuela - Opera Mundi - [Marina Terra] Rafael Ramírez destacou que o compromisso da PDVSA é cumprir com as orientações dadas por Hugo Chávez.


A política petroleira empreendida pelo presidente Hugo Chávez, falecido na terça-feira (05/03), será continuada, de acordo com o ministro do Petróleo e Mineração, Rafael Ramírez. Segundo estimativas dos economistas do grupo petrolífero BP, o país possui as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo (296 bilhões de barris), seguido pela Arábia Saudita (265 bilhões).

"Trata-se de um dos compromisso fundamentais do companheiro Nicolás Maduro e da equipe de governo. Não será alterado nada dos temas fundamentais da política do presidente Chávez", afirmou Ramírez à rede Telesur.

Ele destacou que o compromisso da PDVSA é cumprir com as orientações presentes do plano do sexênio 2013-2019 estabelecido por Chávez antes de sua reeleição, em 2012, e ressaltou que todos os trabalhadores da estatal petrolífera "estão comprometidos até as últimas consequências com esse juramento".

Para Ramírez, o grande legado do falecido presidente é a refundação da política petroleira. Segundo ele, existe um consenso nacional, apesar das diferenças, que "a política petroleiras do presidente Chávez é uma política nacional".

Missões e exportação

Eleito em dezembro de 1998, em um país afundado pela crise por causa dos preços do petróleo em queda, Chávez aproveitou a forte recuperação dos preços do barril (multiplicado por 10 em uma década), investindo bilhões em suas missões sociais, destinadas às classes populares. Um fundo específico, o Fonden, foi criado para alimentar esses programas.

O petróleo também foi usado para ajudar países-irmãos. A Venezuela forneceu a Cuba cerca de 100 mil barris de petróleo por dia em condições preferenciais e em troca de médicos. A Nicarágua recebe 10 milhões de barris de petróleo por ano e assistência social, e o Uruguai entre 6 e 8 milhões de barris por ano.

Além disso, apesar das diferenças, a Venezuela exporta 36% de sua produção de petróleo para os Estados Unidos – em 2012 foi um dos principais fornecedores de petróleo, atrás do Canadá, Arábia Saudita e México, cobrindo aproximadamente 10% das importações norte-americanas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.