1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

160216 quechuaPeru - Brasil de Fato - Verónika Mendoza também tem nacionalidade francesa e disputa a presidência com outros 17 candidatos nas eleições de abril.


A candidata à Presidência do Peru pelo partido Frente Ampla, Verónika Mendoza, respondeu em quechua o cumprimento de um dos jornalistas durante entrevista à emissora Fuente Latina, no domingo (07).

O jornalista e advogado Aldo Mariátegui, conhecido por sua posição de extrema-direita, antes de fazer sua pergunta à candidata, cumprimentou-a em francês, fazendo referência à nacionalidade também francesa de Mendoza. Ela, por sua vez, respondeu-o em quechua, idioma indígena de povos da América do Sul e uma das línguas oficiais do Peru, Bolívia e Equador.

“Lamentavelmente, meu quechua não é assim tão forte, e o francês, tampouco”, reagiu Mariátegui, que é neto do pensador marxista José Carlos Mariátegui.

“Vale a pena o esforço, muito bem, mas da próxima vez em quechua, por favor”, finalizou Mendoza, antes de proceder para responder as perguntas do jornalista.

Eleições

Verónika Mendoza é congressista e faz parte do grupo de 18 candidatos disputando a presidência do Peru. Ela é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo e propôs melhorias no ensino público e a regulamentação do ensino privado. Ela também se diz contra o TPP, a Parceria Transpacífico.

Além dela, há mais uma outra candidata mulher, Keiko Fujimori, do partido Força Popular (direita) e filha do ex-presidente Alberto Fujimori. Keiko é tida como a favorita, segundo as últimas pesquisas.

As eleições presidenciais do Peru acontecerão no dia 10 de abril, data em que também serão eleitos os congressistas e parlamentares do país. Caso haja um segundo turno, este será realizado no dia 5 de junho.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.