1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

240513 livreChile - Vermelho - A Confederação de Estudantes do Chile (Confech) convocou novos protestos contra o lucro na educação e rejeitou a mensagem ao Congresso emitida, nesta quarta-feira (22), pelo presidente Sebastián Piñera.


As ações incluem uma grande mobilização popular para a próxima terça-feira (27) e uma paralisação nacional em 13 de junho.

Por meio de um comunicado, a Confech garantiu que as medidas de força foram programadas "para enfrentar o modelo governamental que concebe a educação como um bem de consumo e não como um direito".

Da mesma maneira, a federação convocou os estudantes a rejeitar os projetos de lei propostos recentemente pelo Ministério da Educação, já que "seguem atacando a educação pública, em particular a regional" e "legitimam o lucro na educação ao invés de proibi-lo".

A organização também ratificou sua demanda por um sistema educativo "que tenha carácter público, gratuito, democrático e de excelência", aspectos que são "antagônicos e incompatíveis" com o que está vigente hoje em dia.

Os estudantes denunciaram que o Congresso não analisou as demandas sobre a conta pública de Piñera, e também não houve anúncio a respeito da gratuidade, do lucro e da revogação dos projetos enviados ao Parlamento.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.