1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

130508 chileChile - Vermelho - Estudantes agrupados na Confederação dos Estudantes do Chile (Confech), marcham nesta quarta-feira (8) para protestar contra a decisão do Ministério da Educação de realizar mudanças nos benefícios estudantis deixando mais de 2.700 estudantes sem suas bolsas e créditos de educação superior.


Na manifestação participam alunos do ensino médio agrupados na Coordenação Nacional dos Estudantes Secudaristas (Cones) e a Assembleia Coordenadora de Estudantes Secundaristas (Aces), professores e outras organizações. 

Os estudantes se reuniram na Universidade de Santiago para começar a marchar por volta das 10 horas. Os jovens voltarão a insistir que se ponha fim ao lucro no ensino, para que a “educação seja um direito e não um negócio”. 

O presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (Fech), Andrés Fielbaum, declarou que a manifestação se enfatizará a necessidade de buscar “uma forma efetiva de colocar fim ao lucro, ou fortalecer a educação pública”. 

Por sua vez, o presidente da Federação de Estudantes da Pontifica Universidade Católica do Chile, Diego Vela, fez um chamado para “passar da indignação individual para um trabalho coletivo”. 

A Marcha ocorre dias antes da prestação de contas do presidente Sebastián Piñera no Congresso Nacional e para os estudantes “pode converter-se na última oportunidade para que o chefe de Estado mude a educação em sua gestão”, expressaram dirigentes da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (Feuc). 

Com Telesur 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.