1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

mex1Brasil - Diário Liberdade - Os estudantes de Filosofia da Universidade Federal do Paraná vêm por meio desta manifestar solidariedade e apoio aos estudantes que foram brutalmente agredidos pela Polícia de Michoacán, na madrugada de sábado (28 de abril), no despejo que ocorreu em três casas dos estudantes. Esta não só violou a autonomia universitária, na medida em que a polícia entrou nas casas dos estudantes, mas também a dignidade daqueles que foram despejados.


A tensão se instalou após uma jornada de mobilização dos estudantes, a qual solicitava às autoridades universitárias recursos para custear a ida e a volta dos estudantes aos lugares mais pobres (e distantes) do estado de Michoacán, afim de divulgar, nos referidos lugares, a convocatória para o ingresso na Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (UMSNH). Segundo a versão do governo, os estudantes detiveram 12 veículos oficiais depois da reitoria ter negado o orçamento.

No entanto, sabemos que essa versão somente serviu de pretexto para a brutal repressão arquitetada pela reitoria: segundo o que oficialmente circula, foram presos cerca de 194 estudantes nos despejos das três casas do estudantes - Casa de Estudiante Nicolaita, Estudiantes 2 de Octubre y la casa de estudiantes Lucio Cabañas -. Sem embargo, segundo informações dos estudantes, foram presos mais de 240 pessoas, um estudante morreu e seis foram gravemente feridos. Sabemos também que há uma escalada de violência e de repressão por parte do governo mexicano, sendo que neste mês de Abril mais uma comunidade se levantou em armas contra os (des)mandos do governo, o qual se mostrava conivente com os paramilitares e narcotraficantes que cortavam os bosques que serviam de sustento à comunidade de Cherán. Não é à toa que o brutal despejo das casas de estudante de Michoacán tenha acontecido tempos depois do levantamento da comunidade de Cherán, que também se encontra no mesmo estado, Michoacán.

Portanto, nós estudantes de Filosofia da Universidade Federal do Paraná viemos através deste documento exprimir nosso mais profundo repúdio à violência imposta pela reitoria (e pelo estado mexicano) aos estudantes e também a todos aqueles que se levantaram em luta contra as injustiças dos "mal-gobiernos". Exigimos também o aparecimento dos companheir@S que sumiram logo após no brutal despejo do dia 28 de abril, assim como a liberação imediata dos companheiros que seguem detidos.

"Si nos tocan a uno, nos tocan a todos".

10 de abril de 2012

Centro Acadêmico de Filosofia da Universidade Federal do Paraná - Bento Prado Jr.

mex3

mex2


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.