1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

100715 nicNicarágua - Prensa Latina - O Grande Canal Interoceânico é fundamental para Nicarágua e para toda a humanidade, pela necessidade de melhorar a relação marítima Atlántico-Pacífico, sentenciou o sociólogo nicaraguense Freddy Franco.


Com o canal diminuiram os custos para os países de América, Europa e Ásia, e inclusive para Estados Unidos, realçou o catedrático em diálogo com Prensa Latina.

Franco assegurou que essa nova via interoceânica será uma contribuição fundamental ao crescimento econômico e social da Nicarágua, em especial para o projeto do Plano Nacional de Desenvolvimento Humano.

Nesse programa traçam-se metas essenciais de transformação social para a superação da pobreza, a geração de empregos, uma melhor distribuição da riqueza, e um desenvolvimento econômico sustentável, sustentável e diversificado, enfatizou.

Acrescentou também que "o Canal nos dará sustento político e econômico de soberania, e nos localizará com maior fortaleza no palco internacional".

O também diretor da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Universitários da Centroamérica, México e Caribe expressou sua convicção de que "Nicarágua será um centro mundial porque, dentro de alguns anos, Panamá não poderá resolver toda a demanda do comércio marítimo -pelo número de navios-".

Então, o Canal da Nicarágua será um complemento ao do Panamá. Isso nos dará, pouco a pouco, maior fortaleza econômica e aumento no tema da soberania, enfatizou.

Segundo Franco, os rendimentos econômicos que a Nicarágua receberá por essa via aquática se distribuirão no país, esses recursos se usarão para conseguir maior desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental.

Por essa rota marítima, de acordo com dados oficiais, circularão 5.100 barcos anuais e assumirá cinco por cento do transporte da totalidade do comércio mundial. Também, duplicará o Produto interno bruto do Nicarágua e gerará ao redor de 250 mil empregos.

O projeto do Grande Canal prevê também a construção de estradas, um aeroporto, uma zona de livre comércio, complexos turísticos e dois portos, um do lado Pacífico e outro no Atlántico.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.