1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

070415 grevechileChile - Prensa Latina - Ao redor de dois mil trabalhadores da rede de supermercados Jumbo lideram hoje uma greve em várias partes do país para exigir melhoras salariais, depois de fracassarem as negociações com os diretores da empresa.


De acordo com meios de difusão locais, o protesto, encabeçada pelos membros do Sindicato Nacional de Trabalhadores de Jumbo, abarca a Santiago do Chile, Rancagua, Talca, Curicó e Viña del Mar.

Com cartazes em mãos, os trabalhadores, que pretendem chegar a um acordo com a companhia sobre a base da última negociação coletiva de 2012, exigem um reajuste salarial de 8,5 ou nove porcento em sua remuneração mensal, enquanto a patronal oferece 2,7%.

Segundo os empregados, o Jumbo usa como argumento "perdas e as difíceis condições econômicas" para não aumentar os salários nem bônus, ainda que avalia novos investimentos no exterior e tem melhorado seu estado no mercado da bolsa, segundo informou a página digital www.soychile.cl.

Na capital, os grevistas se concentram no Costanera Center e denunciaram que a empresa contratou a pessoas chamadas 'rompehuelgas' (fura greve), e inclusive ofereceu bônus extra para aqueles que não se somarem a esta mobilização, como reportou a versão digital da Rádio Bío Bío.

Foto: Rodrigo Pino (RBB)


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.