1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

090315 evoBolívia - Vermelho - O presidente boliviano, Evo Morales, destacou, nesta segunda-feira (9), a soberania econômica e política que o país conseguiu desde sua chegada ao poder em janeiro de 2006.


O chefe de Estado presidiu a ascensão ao grau imediatamente superior de 28 militares, entre eles 14 generais, e recordou que graças ao trabalho conjunto da população, na qual se incluem os soldados, a Bolívia tem uma nova imagem na soberania econômica e política.

"Até 2006 as decisões políticas e econômicas, e até as militares, eram tomadas fora do país, através de organismos internacionais como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial", assinalou o presidente, reeleito em outubro passado para o mandato 2015-2020.

Inclusive, recordou que na instituição militar receia os avais para a nomeação dos comandantes da embaixada dos Estados Unidos.

Morais destacou que a responsabilidade das Forças Armadas não reside apenas no resguardo do território e na proteção de seus recursos naturais, senão também no trabalho social.

As Forças Armadas sempre acompanharam as decisões políticas do governo, desde a nacionalização do petróleo em 2006, enfatizou Morales, que acrescentou que agora "a Bolívia é conhecida e respeitada em todo mundo".

O presidente mencionou também o jogo sujo feito por alguns meios favoráveis "aos delinquentes bolivianos que fugiram da justiça" e expressou que esse segmento da imprensa e os malfeitores coincidem quando denunciam ligações com o narcotráfico, porque "não sabem como atacar o governo e então apelam a isso".

"Lamento que os meios de comunicação sejam os porta-vozes dos delinquentes que opinam a partir do exterior", afirmou o presidente, que recordou também os avanços do país no tema econômico, entre eles o de ter levado as reservas internacionais de US$ 1,7 bilhão para US$ 16 bilhões.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.