1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

paraguai bloqueioParaguai - Prensa Latina - Depois das festas natalinas, os camponeses do norte paraguaio retomaram na segunda (29) seus protestos cortando o trânsito em importantes vias ante o não cumprimento governamental do pagamento de um subsídio por perda de suas colheitas.


O acordo adotado em uma reunião com a presença do presidente Horacio Cartes e os dirigentes agrários foi a entrega de 300 dólares à cada uma das 20 mil famílias afetadas nos departamentos de San Pedro e Canindeyú como primeiro passo ao debate sobre outras demandas propostas.

Em realidade, esse pagamento deveria ter sido feito desde a semana passada mas na última hora o ministério de Agricultura colocou a lista dos beneficiários do subsídio e anunciou o começo de uma revisão que mantém em suspenso o desembolso correspondente.

Ante isso, os camponeses realizaram na sexta-feira passada (26) durante 10 horas o corte da rota III que une a populações da zona com esta capital e outras cidades, causando grandes engarrafamento e impossibilitando o passagem do transporte de ônus e todo tipo de veículo.

Fizeram uma pausa no protesto durante o fim de semana de natal e a partir de hoje retomam-se as mobilizações que envolvem a milhares de camponeses e seus familiares quem asseguram só retornar a normalidade quando começarem a receber os pagamentos.

A situação é ainda mais difícil, pois após conseguir essa normalização com a entrega dos recursos prometidos o governo e os camponeses voltarão à mesa de negociações para debater sobre outras demandas, como por exemplo a renúncia das dívidas da população rural com entidades públicas e privadas provocadas pela frustrada colheita, e a criação de uma instância oficial destinada a ajudar o desenvolvimento econômico e técnico da agricultura familiar.

Em compensação pelo apoio recebido desses grêmios os camponeses pedem o reembolso a docentes e médicos dos descontos feitos em seus depósitos pelas respectivas instituições oficiais como sanção pela última greve realizadas por eles.

Com o reinicio dos protestos o governo deverá desenvolver todos seus esforços para chegar outra vez a acordos pelas complicações que a ocupação das vias acrescenta ao atual panorama social existente no norte da nação.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.