1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

031014 combustivelVenezuela - Prensa Latina - As medidas do governo venezuelano para frear o contrabando, levadas a cabo em todo o território nacional com ênfase nas regiões fronteiriças, representam hoje uma barreira contra o desvio de combustíveis para além das fronteiras.


Na lista de produtos afetados pelo tráfico ilegal, a gasolina e os derivados do petróleo se destacam na preferência daqueles que se dedicam a essa atividade, considerando o enorme diferencial de preços entre a Venezuela e o mercado de outros países.

Como exemplo, a cotação do galão (3,78 litros) em Bogotá está em 8.726 pesos (4,54 dólares), enquanto que para o consumidor venezuelano, o custo do litro é de 0,07 bolívares (frente a uma taxa oficial de 6,3 bolívares por dólar).

Segundo o ministro venezuelano de Petróleo e Mineração, Rafael Ramírez, as subvenções à gasolina representam para a economia nacional perdas anuais próximas aos 12.5 bilhões de dólares, com 700 mil barris diários destinados ao consumo interno.

Os exemplos são expressivos, pois com o valor de uma garrafa de água mineral de sete bolívares (1,10 dólares) podem ser comprados 72 litros de gasolina.

Junto a isso, o contrabando concentra 100 mil barris de combustível diários, com perdas anuais acima de três bilhões de dólares.

Por outra parte, o custo de produção é 28 vezes superior ao preço de venda e no caso do diesel, a brecha é mais significativa ao se situar em 50 vezes. Perante a esses argumentos, a intenção do governo aponta a abrir espaços para a discussão sobre a necessidade de ajustar para acima as cotações.

O último aumento no valor da gasolina foi em 1997, nesses 17 anos que passaram desde então, o panorama nacional reflete vários ajustes de câmbio na paridade do bolívar com respeito ao dólar estadunidense.

Por sua vez, o deputado socialista Ramón Lobo considerou que se está subsidiando o desperdício e o consumismo porque, com os preços atuais, as pessoas não procuram maneiras de poupar ou usar o combustível de maneira consciente e eficiente.

Ramírez considerou necessária a discussão sobre o tema, já que os recursos utilizados nas subvenções poderiam estar disponíveis para alimentos, saúde e missões sociais.

Por outra parte, os especialistas advertiram que o custo de produção está consumindo recursos naturais e financeiros que poderiam ser investidos no Plano da Pátria 2013-2019 para a construção do Socialismo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.