1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

protestosmineriaboliviaBolívia - Prensa Latina - A Central Operária Boliviana (COB) iniciará hoje uma greve nacional de 72 horas, em apoio aos mineiros assalariados do distrito de Colquiri, que incluirá marchas e bloqueios nesta capital.
A COB apoia a posição dos assalariados e pede a nacionalização total de Colquiri, um distrito mineiro rico em zinco e estanho e centro de uma polêmica entre dois grupos de trabalhadores do lugar.


Como parte da greve geral, a COB planejou até três mobilizações na sede do governo, na central Praça Murillo, aonde chegam habitualmente todos aqueles que pretendem algum tipo de pressão sobre o Executivo em busca de conseguir seus objetivos.

Um dos dirigentes da entidade operária, Nicanor Baltazar, explicou que "em La Paz haverá uma concentração de todos os setores filiados à matriz sindical no Cemitério Geral, para continuar com uma marcha até o centro da cidade".

Ao mesmo tempo, Baltazar adiantou que para quinta-feira estão previstos bloqueios em diferentes lugares da capital, sobretudo em áreas onde estão localizados os postos de trabalho dos membros da COB.

Para sexta-feira, Baltazar informou sobre uma passeata de tochas, ainda que sem definir ainda os pontos de partida e destino, em tanto assegurou que as ações em cada um dos departamentos (estados) do país serão organizadas pelas filiais da COB.

A COB tomou partido pelos assalariados no conflito iniciado no fim do mês passado pela exploração do Filão de Rosario, pertencente a Colquiri.

Os assalariados pedem a nacionalização da referida mina, já os cooperativistas pretendem receber a concessão para explorar a mesma, para o qual, uns e outros, apelam a medidas extremas, entre elas bloqueios de estradas e caminhos.

O conflito chegou a seu clímax a princípios da semana anterior, quando um grupo de cooperativistas atacou com dinamite a sede da Federação Sindical de Trabalhadores Mineiros da Bolívia e provocou a morte de uma pessoa e feridas de diferente magnitude a outras nove.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.