1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

010512 pracajosemartiAmérica Latina - Adital - Nesta terça-feira, 1° de Maio, atos políticos, manifestações, mobilizações e apresentações culturais marcarão o Dia do Trabalhador. Em vários países, trabalhadores e trabalhadoras saem às ruas neste dia para comemorar as lutas e conquistas e ressaltar as demandas no campo laboral. Destaque para a participação da juventude trabalhadora e a situação dos/as jovens na busca e na permanência de um emprego decente.


ODia do Trabalhador é nesta terça-feira (1°), mas jovens trabalhadores/as de várias partes do mundo estão desde o último domingo (29) em Havana, Cuba, para discutir sobre o assunto com foco no desemprego juvenil. Representantes de 35 países participam, até esta segunda-feira (30), da 2ª Conferência Internacional da Juventude Trabalhadora, evento convocado pela Federação Mundial Sindical (FSM). Amanhã, os/as jovens participarão da Grande Manifestação do Primeiro de Maio.

Na Praça da Revolução José Martí, em Cuba, jovens de outras organizações e movimentos também desfilarão. Atletas que participarão das Olimpíadas em Londres, integrantes do Instituto Pré-Universitário Vocacional de Ciências Exatas Vladimir Ilich Lenin, representantes da Federação de Estudantes do Ensino Médio (FEEM), estudantes da Universidade de Ciências Informáticas (UCI), entre outras entidades juvenis marcharão no marco da data, que também recordará o aniversário de 50 anos da União de Jovens Comunistas (UJC), celebrado no último dia 4.

Jovens venezuelanos/as também deverão participar das atividades dos/as trabalhadores/as nesta terça-feira. Na semana passada, a Comissão Executiva Nacional da Juventude Comunista da Venezuela (JCV) convocou os/as jovens para as ações e para participar da Frente Nacional de Jovens Trabalhadores a fim de fortalecer a luta pelos direitos no âmbito laboral.

No Brasil, vários estados programam mobilizações e atividades culturais para este 1° de maio. A Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), por exemplo, promoverá discussões sobre questões raciais. No bairro da Liberdade, em Salvador, as atividades terão como tema: "Sou negro e trabalhador: quero justiça e paz".

Destaque também para a marcha programada pela CUT de Sergipe que terá como foco a instalação da Comissão da Verdade e o combate à corrupção. A organização espera, além de sindicalistas, representantes de organizações sociais do campo e da cidade e movimentos de jovens. A concentração será às 8h na Praça dos Expedicionários, em Aracaju.

A Frente de Resistência Hondurenha em Los Angeles, Califórnia (Estados Unidos), juntamente com outros coletivos e movimentos sociais, convoca hondurenhos e hondurenhas que vivem na cidade estadunidense a participar da marcha referente ao "Dia da dignidade das trabalhadoras e dos trabalhadores do mundo". A atividade está marcada para começar às 14h (horário local) no Parque McArtur rumo à Pershing Square, no centro de Los Angeles.

Na Colômbia, a ação terá como tema central a "defesa da vida, da saúde, do trabalho decente e da educação pública estatal". A mobilização ocorrerá às 9h (horário local) na Praça Eduardo Umaña Luna (antiga praça das Nieves).

Nos Estados Unidos, integrantes do Movimento Occupy Wall Street convocam estudantes, migrantes, trabalhadores/as e desempregados/as a participar de uma "greve geral" nesta terça-feira. A ideia é que a população vá às ruas para chamar a atenção para a data e para a situação de trabalhadores/as e desempregados/as nos Estados Unidos e no mundo. A organização pede que a população também não faça compras nem operações bancárias neste dia.

Jovens e o desemprego

A preocupação de jovens em relação ao desemprego não é à toa. Além da dificuldade de ingressar no mercado de trabalho, estudos revelam a alta taxa de desocupação entre os/as jovens. Em Tendências Mundiais do Emprego 2012, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca que, em nível mundial, a juventude tem três vezes mais possibilidade de ficar desempregada do que os adultos. De acordo com o estudo, em 2011, 74,8 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos estavam desempregadas.

Com informações de agências.

Foto: Flickr - A Praça da Revolução José Martí de La Havana será palco de mobilizações.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.