1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

020314 Mauricio-Rodas-ato-eleitoral-Quito MILIMA20140223 0628 11Equador - PCO - Em Quito, capital do país, o candidato ligado a oposição de direita, Maurício Rodas, obteve 58% dos votos.


No dia 24 de fevereiro, terça-feira, foi divulgado o resultado das eleições municipais no Equador. E a oposição ao bloco Aliança País, setor nacionalista liderado pelo atual presidente, Rafael Correa, saiu vitoriosa em diversas cidades. A oposição de direita venceu em importantes cidades como Quito (capital do país), Guayaquil e Cuenca, as três principais cidades do Equador.

A eleição foi extremamente polarizada e antes do pleito, o próprio Correa afirmou que a importância da disputa de dava pelo fato de que, dirigindo a capital (Quito) e outras cidades, a oposição usaria isso como alavanca para retomar o controle da presidência.

Neste sentido, o resultado final foi favorável ao imperialismo. Em Quito, o candidato da oposição, Maurício Rodas, obteve 58% dos votos contra 40% do atual prefeito Augusto Barrera.

Este resultado eleitoral é um reflexo da política do imperialismo de combater as tendências nacionalistas se fortaleceram no último período e que dominam a maioria dos governos locais.  Por isso, o que aconteceu no Equador serve como parâmetro para o que pode ocorrer no Brasil, embora a vantagem da candidata do PT à reeleição presidencial, Dilma Rousseff, tenha grande vantagem nas pesquisas realizadas até agora.

Diante desta ofensiva a classe operária deve se posicionar contra o imperialismo. No entanto, deve lutar com seus próprios métodos e se organizar de forma independente, pois somente assim pode barrar mais este ataque aos seus interesses.  


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.