1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

021213 farcepColômbia - Prensa Latina - Colômbia tem necessidade de estabelecer uma Comissão da Revisão da Verdade Histórica do conflito entre o governo e a insurgência, destacou hoje aqui Pablo Catatumbo, membro da representação desta última nos diálogos de paz.


O guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) destacou à imprensa que seu país necessita conhecer toda a verdade sobre fatos relacionados com o conflito colombiano.

Existem muitos fatos acontecidos anos atrás dos quais só se conhecem retalhos e verdades médias ou têm sido silenciados durante longo tempo, sublinhou.

Isto, e as profundas condições causadas na vida nacional, nos motiva a propor de novo ao governo a necessidade de criar a Comissão, agregou.

O guerrilheiro fez estas declarações antes de uma nova jornada das negociações de paz com o governo de Juan Manuel Santos, centradas atualmente no tema das drogas ilícitas.

Por outra parte, o chefe da delegação das FARC-EP nos diálogos,Iván Márquez, manifestou o apoio à proposta do destacado futebolista colombiano Carlos "o Pibe" Valderrama de realizar um partido com os negociadores a modo de respaldo ao processo de paz.

Márquez alertou que, apesar do benefício deste encontro, alguns na Colômbia se mostraram discordantes.

Queremos falar com o Pibe, mas, por enquanto, estamos treinando para jogar; também seria bom implicar a outras estrelas do futebol internacional como Diego Armando Maradona para aumentar o respaldo à paz, referiu.

O conflito colombiano data de 1948 e é o mais antigo do continente.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.