1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

061113 EvoMoralesBolívia - Prensa Latina - O presidente da Bolívia, Evo Morales, é apontado como favorito para as eleições de 2014, com 57% de aprovação em todo o país, onde a oposição continua sem um candidato ou programa político para enfrentar o mandatário.


A um ano das eleições e sem ainda entrar totalmente em campanha, o mandatário ganha pontos nas pesquisas inclusive em regiões tradicionalmente de oposição, como a cidade oriental de Santa Cruz de la Sierra. Segundo pesquisa realizada pela empresa Ipsos e publicada pela televisora ATB, Morales obteve 44% de aprovação.

El Alto, uma cidade de imigrantes na periferia de La Paz, é a região do país onde se registra maior apoio ao mandatário, com 76% de votos favoráveis.

Já na cidade de Trinidad, na região amazônica de Beni, obteve a menor quantidade, só 20%.

Por sua vez, o vice-presidente Álvaro García Linera obteve apoio de 53% dos interrogados.

Em agosto, outra pesquisa realizada pela revista Poder e Prazer registrou 55,4% de aceitação à gestão do governante.

O Congresso da Bolívia sancionou em maio passado um projeto de lei para habilitar o presidente e García Linera, a se candidatar às eleições pela terceira vez.

Antes disso, no dia 29 de abril, o Tribunal Constitucional da Bolívia decidiu também a favor dessa proposta, chamada Lei de Aplicação Normativa, por considerar que a nova reeleição desses servidores públicos estava dentro do estabelecido na Carta Magna.

Morales chegou à Presidência em 2006 e reduziu seu mandato em 2009 para habilitar eleições uma vez aprovada a nova Constituição Política do Estado.

Essa Carta Magna permite só dois governos consecutivos, daí a consulta realizada perante o Tribunal e a necessidade de aprovação nas duas Câmaras do Legislativo.

Já com o caminho totalmente expedito para as votações, se forem eleitos em 2014, Morales e García Linera estariam no Palácio Quemado até 2020 e se converteriam no presidente e vice-presidente que por mais tempo permaneceram constitucionalmente no poder na Bolívia.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.