1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

kirch bergoArgentina - Diário Liberdade - [La Jornada, Tradução de Diário Liberdade] O jornal brasileiro "O Estado de São Paulo" teve acesso a despachos da embaixada estadunidense na Argentina; neles, a administração de Néstor Kirchner acusa o agora Papa de apoiar os opositores e criticar o governo.


Rio de Janeiro. Cabos enviados a Washington em 2007 por diplomatas estadunidenses em Buenos Aires afirmam que o governo do então presidente Néstor Kirchner considerava o cardeal Jorge Bergoglio como um "líder da oposição", revelou O Estado de São Paulo.

O jornal teve acesso aos documentos obtidos pela organização WikiLeaks, no qual representantes da embaixada dos Estados Unidos na Argentina analisam a deterioração das relações entre Igreja e governo no país durante os dois períodos no qual o agora Papa Francisco presidiu a Conferência Episcopal Argentina (2005-2011).

O texto se refere ao incômodo do governo Kirchner pelas críticas do bispo católico Joaquín Piña ao candidato oficialista a governador da província de Missiones nas eleições de outubro de 2007.

"O cardeal Jorge Bergoglio afirmou que a Igreja não se envolveria com a política, mas apoiou os esforços do bispo Piña. Bergoglio recentemente advertiu sobre a concentração de poder dos Kirchner e sobre a debilitação das instituições democráticas na Argentina", afirma o cabo diplomático.

O documento agregou que o governo, por sua vez, "irritou-se pela aparente preferência do cardeal pela oposição em um ano eleitoral".

"O prefeito de Buenos Aires, Jorge Telerman, e sua sócia de coalizão, Elisa Carrió, haviam se reunido com Bergoglio em abril, e a inclusão de um líder muçulmano, Omar Abud, na lista de candidatos de Telerman foi uma ideia de Bergoglio", agregou o embaixador.

Outro cabo com menções ao agora Papa Francisco foi enviado pela embaixada em Buenos Aires a Washington em outubro de 2007, depois da condenação do sacerdote Christian Von Wernich por cumplicidade em crimes praticados durante a ditadura militar que governou a Argentina entre 1976 e 1983.

O texto afirma que "em momento que o cardeal Bergoglio está considerado como um líder da oposição à administração Kirchner por seus comentários sobre temas sociais, o caso Von Wernich poderia ter o impacto de esgotar a autoridade moral da Igreja e de Bergoglio".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.