1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

farc-epColômbia - Prensa Latina - A delegação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) nos diálogos de paz com o governo colombiano, desejou neste domingo (30) um 2013 pleno de futuro e esperança para seu país.


"Esperamos que as mudanças de que tanto necessitamos sejam uma realidade para alcançar uma paz verdadeira. A Colômbia necessita disso, a Colômbia merece isso", afirmam os delegados em um vídeo de cerca de 10 minutos, difundido em seu blog http://pazfarc-ep.blogspot.com.br/.

Na mensagem de fim de ano, as Farc reiteraram seu compromisso de construir uma nação "livre, justa, soberana para todos os colombianos" e recordaram como, desde 20 de novembro último, declararam um cessar-fogo unilateral para que o povo pudesse ter festividades natalinas em paz.

Em nome dessa força insurgente, o chefe da delegação, comandante Ivan Marquez, afirmou que em Havana – sede permanente da mesa de conversações – continuarão trabalhando em sintonia "com o clamor nacional que pede justiça social, soberania e democracia verdadeira".

"Esperamos que 2013 seja um ano de conquistas políticas, econômicas e sociais através da luta e da mobilização", disse.

O guerrilheiro Jesus Santrich ratificou que se encontram em Cuba "atendendo ao imenso clamor do povo mais humilde para buscar uma senda que permita a reconciliação de todos os colombianos sobre a base de construir a justiça social".

"Saibam que em guerra ou em paz, oxalá em paz e não em guerra, sempre nossa inspiração é o povo e esse profundo sentimento de amor para com os despossuídos, nossas armas são suas bandeiras", afirmou.

Ricardo Telez, saudou as "organizações sociais, as mulheres, os afro-colombianos, indígenas, sindicalistas, estudantes, e toda a Colômbia".

Ao dirigir sua mensagem aos prisioneiros de guerra nos cárceres dessa nação sul-americana, o guerrilheiro Andrés Paris, reiterou que na mesa de diálogos também lutam por sua libertação.

"Vocês", sublinhou, "fazem parte substancial dos temas que no dia a dia trabalhamos com os delegados do governo colombiano".

Por sua parte, a holandesa Tanja Nijmeijer, conhecida na guerrilha como Alexandra Nariño, convocou todos os jovens estudantes a se mobilizarem para construir um país melhor.

"Mando uma saudação a todos os colombianos, mas em especial uma mensagem aos estudantes: os movimentos estudantis que sempre jogaram um papel importante na luta dos povos do mundo, vocês têm que ter na mente as ideias para construir um futuro melhor, nós, jovens, somos os que fazemos o futuro."

Por sua vez, Marco Leon Calarcá, também membro da força insurgente, expressou seu desejo de que 2013 seja um ano de luta, resistência e construção da paz.

A comitiva das Farc-EP reiterou que todos os seus membros se sentem orgulhosos de lutar por uma Colômbia de igualdade. "Jamais trairemos os anseios dos despossuídos", ressaltaram.

Cerca de 30 membros formam a delegação dessa força rebelde nos diálogos de paz, que se reiniciarão no Palácio de Convenções de Havana no próximo 14 de janeiro tendo o desenvolvimento agrário integral como primeiro ponto de debate.

As conversações contam com Cuba e Noruega como países garantidores, e Venezuela e Chile como acompanhantes.

Tradução da Redação do Vermelho.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.