1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

100912 gloverVenezuela - Opera Mundi - Entre os apoiadores do movimento estão Oscar Niemeyer, Plínio de Arruda Sampaio e o argentino Adolfo Pérez Esquivel.


Uma carta aberta com mais de 200 assinaturas em favor da candidatura à reeleição do presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi divulgada nesse final de semana. Entre os apoiadores do movimento estão diversos intelectuais identificados com a esquerda, como os brasileiros Oscar Niemeyer e Plínio de Arruda Sampaio, a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba e o ator norte-americano Danny Glover.

O texto destaca que o governo de Chávez tem conseguido "reverter 200 anos de exploração, esquecimento e marginalização dos setores populares" e "o fato histórico que significou a derrota em 48 horas de um golpe" apoiado pelos Estados Unidos, devido à "ação de um povo e de um exército que defenderam a Constituição venezuelana" em 2002.

O documento também criticou a "campanha da imprensa nacional e internacional protagonizada pelos meios de comunicação de massa manejados pelo poder hegemônico, que constituem uma rede de ataques permanentes e uma ameaça para o governo e o povo da Venezuela".

O presidente venezuelano, de acordo com a carta, tem "dado reiteradas lições do exercício democrático, do que é uma democracia participativa" e sua liderança "constitui em um impulso sem precedentes para a integração da América Latina".

Por fim, a carta argumenta que apoia Chávez pela busca em construir um mundo solidário, sem "injustiça, guerras e destruição do planeta".

O Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, o ex-chanceler da Nicarágua Padre Miguel D´Escoto, que presidiu a Assembleia Geral da ONU em 2008 e 2009, e o cineasta norte-americano Saúl Landau estão entre as personalidades que assinaram o documento.

A eleição presidencial na Venezuela acontecerá no dia 7 de outubro e o candidato de oposição que enfrentará Chávez é Henrique Capriles.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.