1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

venezuela eleicao simulacaoVenezuela - Opera Mundi - Objetivo é fazer com que o eleitor se familiarize com o processo de votação.


O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela realiza neste domingo (02/09) uma simulação da eleições gerais do país, marcadas para o dia 7 de outubro. Nesse teste, o órgão, de hierarquia independente, coordenará a abertura de 1.553 colégios eleitorais em todo o país. Segundo o órgão, esta é a maior operação dessa natureza já realizada no país.

A presidente da CNE, Tibisay Lucena, afirmou em coletiva realizada pela manhã, que a votação ocorre em total normalidade. Todas as 4.832 máquinas estão funcionando satisfatoriamente, segundo ela. O processo se realizará até as 15h de Caracas (16h30 de Brasília), e se realiza em 24 Estados e 329 municípios. Os votos de hoje não serão contabilizados para evitar a utilização política do processo.

O objetivo da simulação é fazer com que os venezuelanos possam conhecer a posição onde estão os candidatos no boleto eleitoral, assim como testar o sistema de votação. Ele é composto em cinco etapas para conclusão do voto: apresentação da cédula de identidade do eleitor e captura da impressão digital; ativação da máquina; voto na tela tátil, onde o eleitor poderá clicar na foto do seu candidato; impressão do boleto com a confirmação do voto, o depósito do voto na uma urna. Por fim, a o eleitor tem a impressão digital de seu dedo mínimo pintado com uma tinta, para garantir que ele não vote duas vezes. Tudo em um percurso na forma da letra “U” – por isso, esse sistema é conhecido como “ferradura”.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.