1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

farcColômbia - Diário Liberdade - Na terça-feira a guerrilha popular anunciou que as operações do Exército colombiano - em uma clara violação dos processos de paz que estão em andamento - custaram a vida de seis guerrilheiros e 14 militares, até a data do comunicado, que reproduzimos abaixo.


SOS pela trégua

Alertamos as nossas forças guerrilheiras em todo o país sobre a grave situação.

Desde o dia 20 de dezembro setores guerreiristas não cessaram em seu empenho de sabotar a trégua unilateral e o processo de paz, atuando a partir da institucionalidade do Estado e do comando do Exército em particular.

Em todo o território nacional se intensifica a ofensiva militar. A introdução de tropas acompanhada de bombardeios, desembarques e ataques, ocasionaram, até a data, a morte de seis guerrilheiros, seis feridos, dois capturados, e também o lamentável saldo de 14 militares mortos e cinco feridos.

Presidente Santos: em meio a um processo que busca a reconciliação, é incoerente provocar dessa maneira o reinício do fogo e o ataque à infraestrutura econômica do Estado, ao invés de propiciar o silenciamento dos fuzis. Tal irresponsabilidade piorou o ambiente, fazendo cada vez mais insustentável o cessar-fogo unilateral.

No [departamento de] Chocó suas tropas, senhor Presidente, estão distribuindo panfletos com as fotos de nossos porta-vozes de Paz, incitando a deserção dos guerrilheiros com a falácia de que seus comandantes se encontram de férias em Havana. Ao invés de distribuir propaganda suja, e de perseguir e assassinar líderes populares, façam algo para gerar condições favoráveis à paz. Não custa nada responder à guerrilha com reciprocidade e grandeza.

Você rechaçou o cessar-fogo bilateral alegando que a guerrilha utiliza as tréguas para se fortalecer política e militarmente, mas o que estamos vendo é que é o exército quem está aproveitando o cesse unilateral de nossas ações ofensivas, para tirar vantagem militar, como a de patrulhar tranquilamente em áreas onde não podia fazê-lo, pela presença de uma guerrilha combativa.

Ao mesmo tempo em que alertamos às nossas forças guerrilheiras em todo o país sobre a grave situação, lançamos um SOS ao movimento social e popular da Colômbia, à Frente Ampla pela Paz, aos povos e países amigos, para que defendam este processo e exijam o fim da provocação de setores guerreiristas, que buscam com mesquinhez enfraquecer a esperança de paz.

Havana, Cuba, sede dos diálogos de paz, 27 de janeiro de 2015.

Delegação de Paz das FARC-EP.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.