1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

produtorescocaBolívia - Opera Mundi - Presidente boliviano compareceu à comemoração da decisão da ONU, realizada nesta segunda-feira em Cochabamba.


Em evento de comemoração ao reconhecimento do direito dos bolivianos de mastigar a folha da coca, o presidente Evo Morales afirmou nesta segunda-feira (14/01) que a decisão da ONU é uma vitória sobre os Estados Unidos.

“Geralmente os tratados internacionais são os dos gringos dos Estados Unidos, mas, graças à luta do povo boliviano, mudamos as normas do imperialismo norte-americano contra a folha de coca”, argumentou Morales em Cochabamba.

A permissão da ONU para a mastigação de folhas de coca, prática conhecida por “acullico” e que entra em vigor no dia 10 de fevereiro, foi adotada sob o argumento de que ela faz parte da cultura do país e é usada para fins medicinais e rituais indígenas. A proposta foi aprovada por 183 países e rejeitada por 15, sendo que entre eles estão Estados Unidos, Rússia, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Itália, Holanda, Suécia, Portugal, Israel e Irlanda.

“Pela legislação internacional, a folha de coca não é mais vista como cocaína e nunca mais será vista como entorpecente. Assim, o produtor de coca não será visto como narcotraficante”, comemorou Morales, que também líder dos produtores.

De acordo com a imprensa local, milhares de pessoas compareceram à manifestação de hoje em Cochabamba. 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.