1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

220515 ondeUruguai - A Verdade - Em mais um 20 de maio no Uruguay milhares de pessoas saíram âs ruas na capital, Montevidéu, com uma só demanda: verdade e justiça sobre os crimes e desaparecimentos de uma centena de pessoas cometidos pelas Forças Armadas que deram um golpe de estado e tomaram o poder político durante doze anos (1973-1985) nesse país.


A data lembra a aparecimento em Buenos Aires (20 de maio de 1976), dos corpos de Zelmar Michelini e Héctor Gutiérrez Ruiz, legisladores uruguaios assassinados na Argentina por um comando de militares coordenado com os militares argentinos dentro do conhecido "Plano Condor". Nesse "operativo" também foram assassinados Rosario Barredo e William Whitelaw, integrantes da resistência à ditadura nesse momento exilados na Argentina, como milhares de uruguaios e uruguaias.

A marcha é uma iniciativa da associação Mães e Familiares de Detidos Desaparecidos e busca pressionar o governo nacional para que aplique a punição aos torturadores e assassinos do período militar.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.