1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

iurd dinheiroAngola - Diário Liberdade - A maioria das igrejas evangélicas de origem brasileira foram banidas em Angola.


Segundo informações do jornal brasileiro Folha de São Paulo atualmente apenas a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é legal no país.

Leia também: Lábia universal: os neopentecostais brasileiros em Moçambique

Para Rui Falcão, secretário do birô político do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) as igrejas evangélicas brasileiras em Angola desperta preocupação. "Elas ficam a enganar as pessoas, é um negócio, isto está mais do que óbvio, ficam a vender milagres."

Além disso, Rui Facão, membro do mesmo partido do presidente do país, disse que legalmente estas igrejas não podem atuar no país já que não tem reconhecimento do estado angolano. Antes elas tinham autorização provisória, agora não tem mais. A única que continua com autorização legal para funcionar no país é a Universal de Edir Macedo, mesmo assim com fiscalização dos ministérios do Interior, Cultura, Direitos Humanos e Procuradoria Geral da Justiça.

Entenda o caso

Em 31 de dezembro de 2012, morreram 16 pessoas durante um culto da IURD em Luanda.

O governo abriu uma investigação. Em fevereiro de 2013, a Universal e outras igrejas evangélicas, entre elas a Mundial do Poder de Deus, a Mundial do Reino de Deus, a Mundial Internacional, a Mundial da Promessa de Deus, a Mundial Renovada e a Igreja Evangélica Pentecostal Nova Jerusalém foram fechadas.

No último dia 31 de Março o governo autorizou a volta do funcionamento da Universal e manteve as outras sem reconhecimento legal, entre elas a Igreja Mundial do Poder de Deus do apóstolo Valdemiro Santiago, dissidência da Universal.

angolaO poder da Universal em Angola

O que estaria por trás da exclusividade da autorização dada à Universal seria o poder que a igreja tem no país.

Atualmente a igreja tem 230 templos e 500 mil fiéis. Além da popularidade religiosa, a IURD tem forte penetração no campo político e midiático do país. Os líderes são muito próximos do presidente José Eduardo Santos e do governo nacional. A filial da TV Record, emissora comandada pela Universal, em Angola, é líder de audiência.

Já a Igreja Mundial do Poder de Deus, que tem 30 templos e cerca de 70 mil seguidores no país, está tentando voltar a funcionar pela via jurídica.

Cerca de 10% a 15% da população angolana é evangélica. Mas segundo o governo tal porcentagem vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Deste percentual metade seriam fiéis das igrejas protestantes brasileiras.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.