1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)


Timor-Leste - Opera Mundi - 121231 TimorOs capacetes azuis das Nações Unidas chegaram ao país em 1999, em um momento de forte violência.


A ONU (Organização das Nações Unidas) concluiu a sua missão de manutenção da paz no Timor Leste neste domingo (30/12), 13 anos depois de ter chegado à nação mais nova da Ásia em meio a uma transição sangrenta para a independência. A missão, que contou com a presença de cerca de 1.500 soldados e policiais da ONU, vai recolher sua bandeira e mandar de volta para casa os seus últimos integrantes, enquanto uma "equipe de liquidação" de 79 oficiais vai permanecer para encerrar as últimas ações das Nações Unidas.

O vice-primeiro-ministro timorense, Fernando La Sama de Araújo, expressou nesta segunda-feira àAFP a "imensa gratidão" do país pela ação dos soldados da força de paz da ONU. Os capacetes azuis da ONU chegaram ao Timor em 1999. O país era então vítima de uma onda de violência após a vitória do "Sim" em um referendo sobre a independência. A votação deveria, supostamente, ter encerrado 24 anos de conflito provocado pela invasão de tropas indonésias, após a saída dos colonizadores portugueses em 1975. Mais de 25% da população de Timor foi dizimada entre 1975 e 1999.

A missão começou a retirar suas tropas em outubro, quando a polícia nacional assumiu a responsabilidade pela segurança, após eleições pacíficas para presidente e para o Parlamento. "O povo timorense e seus líderes têm demonstrado coragem e uma inabalável vontade de superar os grandes desafios que virão," indicou em um comunicado o chefe da Missão Integrada das Nações Unidas no Timor Leste (UNMIT), Finn Reske-Nielsen. "Apesar de haver muito trabalho pela frente, este é um momento histórico que consagra um progresso já concluído."

Reske-Nielsen indicou que a retirada não marcou o final da parceria entre a ONU e o país, pois "ainda existem desafios". "No momento em que as forças de manutenção da paz se despedem, nós esperamos que haja uma nova fase nesta relação tendo como foco o desenvolvimento social e econômico."

A ONU desempenhou um papel-chave no nascimento de Timor Leste, organizando a votação que encerrou 24 anos de domínio da Indonésia, que ocupou o país após a saída dos portugueses em 1975. O brutal domínio indonésio causou a morte de 183.000 pessoas - um quarto da população na época. O processo foi concluído em 2002, quando um governo independente assumiu o poder.

As forças de paz voltaram novamente a entrar em ação em 2006, quando uma deserção em massa nas forças armadas causou conflitos entre facções militares e policiais, e a violência nas ruas deixou pelo menos 37 mortos e dezenas de milhares de deslocados. O único episódio de violência mais grave depois disso foi a tentativa de assassinato do então presidente José Ramos-Horta em 2008.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.