1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

DonetskUcrânia - Diário Liberdade - [Erick Fishuk] Esta canção [vídeo abaixo], intitulada "Vstavay, Donbass!" (Levante-se, Donbass!), foi composta no início de 2014 pelo grupo local de punk-rock Den Triffidov para ser o Hino Nacional da República Popular de Donetsk, proclamada por guerrilheiros pró-Rússia na região do Donbass, no leste da Ucrânia, e de legitimação escorada em referendo popular.


Foto: Bandeira da República de Donetsk: faixa aludindo à Mãe-Rússia e São Miguel Arcanjo.

Embora a canção continue sendo considerada o hino dessa república, as informações a respeito são bastante desencontradas na mídia em língua russa.

Em 14 de abril de 2014, foi lançada como "hino oficial" da República de Donetsk a canção "Vstavay, Donbass!", imediatamente anunciada no noticiário de língua russa e postada no YouTube em algumas versões de clipes cantados pela banda de punk-rock Den Triffidov, conhecida por suas canções de cunho social e nacionalista e atuante especialmente na própria região do Donbass. A autoria é atribuída à própria banda, que buscou fazer uma composição que exaltasse o espírito patriótico local e estimulasse os soldados no combate.

"Den triffidov" é a tradução russa do romance de ficção científica "The Day of the Triffids" (ou "O dia das trífides"), publicado em 1951 pelo autor inglês John Wyndham e em cuja história os habitantes da Terra, tendo se tornado cegos, permitem o espalhamento de sementes de "trífides", plantas carnívoras devoradoras de humanos supostamente desenvolvidas na União Soviética. Seguindo o clima da "guerra fria" com as lembranças ainda vivas do conflito mundial, o livro retrata os EUA como salvadores do mundo e a Rússia como um país obscuro, fechado, em que não por coincidência ainda vigorava na biologia o paradigma lysenkista, reputado como a causa de vários fracassos em colheitas e outros atrasos científicos. Contudo, a banda Den Triffidov, que se proclama "uma das mais célebres da Ucrânia", parece ter ganhado maior visibilidade apenas com a composição de "Vstavay, Donbass!", sendo que nem criador nem criatura tinham sequer artigo na Wikipédia em russo ao terminar 2014.

Leia mais:

Partido Comunista, o primeiro partido político da República de Donetsk

O trabalho dos comunistas na República Popular de Donetsk

Apesar da imensa popularidade e das muitas visualizações que os vídeos com a canção ganharam, a escolha do hino da República de Donetsk, e depois da Nova Rússia, continuou em aberto. Em outubro de 2014, o governo rebelde da região tencionava pedir ajuda a ligas de artistas e compositores da Rússia para compor seu hino, e no dia 27, contrariando proibições do governo ucraniano de entrar no país, Iosif Kobzon, cantor, deputado e assessor cultural da Duma Estatal russa, deu shows em Donetsk e em Luhansk nos quais apresentou sua própria versão para um "hino do Donbass", em concorrência com outras 30 composições. A música, chamada "Moskva – Donbass" (Moscou – Donbass), é por vezes indicada como "hino" em alguns noticiários, mas não se encontram nos buscadores nem seu texto nem seu emprego posterior. Kobzon, proclamado Artista Popular da URSS em 1987, nasceu na província de Donetsk em 1937 e é conhecido por seu estrito alinhamento a Putin, tendo chamado o novo governo ucraniano de "fascista" e perdido o título de "cidadão honorário" de várias cidades da Ucrânia.

Embora se previsse que o Parlamento da República de Donetsk aprovaria um hino oficial até o final de 2014, nada mais se publicou sobre o assunto depois de outubro, e na Wikipédia em russo "Vstavay, Donbass!" ainda consta como hino tanto da República de Donetsk quanto da República Popular de Luhansk (em russo, Lugansk), ambas componentes da Nova Rússia proclamada pelos insurgentes.

Leia também:

Alexander Zakharchenko e Igor Plotnitski vencem as eleições em Donetsk e Lugansk

Que futuro espera a Nova Rússia (Novorossiya)?

O vídeo já veio com as legendas em russo, e inseri abaixo as legendas em português, mas uma versão russa em texto, além de um dos vídeos da banda Den Triffidov, podem ser vistos aqui. Na versão que legendei, parece haver umas poucas divergências entre os textos e a fala, mas considerei o texto desse link anterior para escrever as legendas.

Erick Fishuk é historiador.

Fonte original: Pan-Eslavo Brasil.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.