1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

280414 reppopuUcrânia - Prensa Latina - Grupos de autodefesa do leste ucraniano proclamaram a criação de um estado soberano denominado República Popular de Lugansk, na região de mesmo nome, confirmou hoje um porta-voz dessas forças partidárias da federalização.


Os ativistas que estão contra as autoridades impostas em Kiev depois da derrocada do presidente Víktor Yanukóvich informaram que será criado um Conselho Supremo republicano para organizar e dirigir a estrutura administrativa territorial.

Todos os residentes da região, independente de sua nacionalidade, condição social ou postura política, terão garantidos seus direitos na República, informou a fonte.

Os ativistas rebeldes explicaram que a própria República Popular de Lugansk determinará seu status econômico, sua política financeira e inversora e criará seu próprio orçamento.

Assim como as também declaradas República Popular de Donetsk e de Járkov no começo deste mês, com população majoritariamente de idioma russo, a de Lugansk anunciou que no próximo dia 11 de maio levará a cabo um referendo de autodeterminação.

Os setores rebeldes advertiram que pedirão que a Rússia envie forças pacificadoras para seu território em caso que ocorram ações agressivas por parte do poder de Kiev, que qualificaram de ilegítimo.

O porta-voz das autodefesas de Lugansk lembrou que ontem foi apresentado um ultimato ao Governo imposto depois do golpe contra Yanukóvich que exige um exercício comicial sobre o status do idioma russo, a federalização deste território e uma maior autonomia.

Se estas demandas não se cumprem antes de 29 de abril, passaremos à ação, concluiu a fonte.

As autoridades de Kiev, no entanto, mantêm uma ofensiva militar de grande envergadura no leste do país, enquanto que no sul todas as unidades da Defesa Antiaérea se encontram em máxima alerta, afirmou o Ministério de Defesa.

Segundo essa pasta, as divisões mobilizadas em certas áreas têm foguetes antiaéreos para cobrir as entidades estatais, as tropas mobilizadas e as unidades militares.

No leste, os confrontos mais violentos ocorrem na cidade de Slaviansk, região de Donetsk, onde os milicianos resistem ao Exército, as forças do Ministério de Interior e a Guarda Nacional recém criada com destacamentos do partido neonazi Setor Direito e extremistas de Autodefesas de Maidán.

Serguei Shoigu, ministro de Defesa da Rússia explicou que a ofensiva de grande envergadura ucraniana envolve mais de 11 mil efetivos, cerca de 160 tanques, mais de 230 veículos de combate de infantaria, blindados para transportar tropas e pelo menos 150 canhões e morteiros.

O general de Exército sublinhou que a Rússia se viu obrigada a responder a esta situação no sudeste ucraniano e ordenou realizar exercícios em zonas próximas à fronteira com participação da Aviação de combate.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.