1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (9 Votos)

duda1Polónia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Extrema-direita no poder? Andrzej Duda foi eleito presidente da Polônia, no dia 25 de maio, com discursos anti russos, o que é a norma da política oficial polonesa, mas também com um discurso contrário à União Europeia.


Presidente da Polônia, Andrzej Duda. Foto: Parlamento Europeu (CC BY-NC-ND 2.0)

O que representa a vitória nas eleições presidenciais?

O Partido Lei e Justiça volta a ficar à frente do governo polonês, após o último período em que isso aconteceu, entre 2005 e 2007, com Lech Kaczynski, o inspirador de Duda. Naquele período, as contradições com a Alemanha escalaram. A política era tão direitista que foi rejeitada pelos alemães. Esse também é o estado atual das relações dos alemães com a Lituânia, o país Báltico que mantém laços históricos de primeira ordem com a Polônia.

Duda obteve 51,6% dos votos válidos. Ele derrotou Bronislaw Komorowski, do Plataforma Cívica, que havia obtido 55,4% dos votos no primeiro turno.

Leia também:

Polônia: a chave do "milagre" alemão (Parte I)

Polônia: a chave do "milagre" alemão (Parte II)

Polônia: a chave do "milagre" alemão (Parte III)

Polônia: a chave do "milagre" alemão (Parte IV)

Duda se apresenta não somente como um anticomunista, mas também como um candidato "novo e renovador", o que é a bandeira clássica da extrema-direita europeia.

Mas o Partido Lei e Justiça não controla o governo. Depende de conseguir a maioria nas próximas eleições parlamentares que acontecem ainda neste ano. Para isso, se faz necessário o voto de confiança da burguesia polonesa, o apoio da direita norte-americana e europeia e a neutralização da política dominante da União Europeia, encabeçada pela chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês, François Hollande.

Por enquanto, Duda terá como funções apenas o veto e a representação diplomática em alguns eventos no exterior.

O apoio principal de Duda veio das regiões rurais, em cima de um discurso contra as políticas de austeridade impostas pelo atual governo, do Plataforma Cívica, que é um partido direitista mais alinhado com a União Europeia.

O que representa a vitória da extrema-direita na Polônia?

A vitória de Duda representa o voto de protesto não somente dos setores conservadores e da toda poderosa Igreja Católica, mas também do crescente descontentamento dos setores mais empobrecidos da população, contra a carestia e a piora das condições de vida.

Entre as promessas de campanha estão a diminuição da idade da aposentadoria, que foi aumentada para os 67 anos de idade em 2012; a redução dos impostos sobre os salários e até um discurso contra os bancos que têm especulado com hipotecas em francos suíços, tendo provocado prejuízos bilionários para investidores na especulação imobiliária. Nada menos que 37% das hipotecas (financiamentos imobiliários) se encontram indexadas em francos suíços e somam quase US$ 40 bilhões.

Mais a eleição de Duda não foi o único sinal da desagregação do regime político. Ela também se expressou no primeiro turno da eleições, na votação obtida por Pawel Kukiz, outro direitista que se opõe à União Europeia e que obteve 20% dos votos. Na Polônia, também o bipartidarismo, a base da estabilidade política nos últimos anos, está com os dias contados.

O parlamento continua dominado pelo também direitista, mas pró União Europeia, Plataforma Cívica, que suporta a primeira-ministra Ewa Kopacz, e que está no poder desde 2007.

Na prática, pouca coisa deve mudar. Além das restrições impostas pelos outros três partidos de direita que detêm deputados, o mais provável é que a linha política geral seja mantida. Relações com a Rússia reduzidas, campanha por mais sanções contra a Rússia, entrada na zona do euro semicongelada, procura por uma maior presença militar da OTAN na Europa Central.

Em relação à União Europeia dificilmente as críticas irão muito além da retórica, no contexto atual, devido à gigantesca dependência da Alemanha. Dificilmente o governo irá elevar os impostos contra as empresas estrangeiras, nem irá reduzi-los para favorecer a população, contra a política oficial de austeridade. As alavancas se encontram nas mãos do imperialismo.

A situação política tende a evoluir, no próximo período, de maneira acelerada, por causa do previsto novo colapso capitalista, em largas proporções.

Muito menos o governo direitista polonês conseguirá avançar no sentido do controle do setor financeiro, justamente porque a tendência tem sido o desenvolvimento do parasitismo financeiro, e o fortalecimento do controle por meio do BCE (Banco Central Europeu). O máximo que poderia se esperar é o aumento do papel das empresas públicas, pelo menos por um período, inclusive como contrapartida à provável não implementação da promessa de campanha de reorganizar o setor energético. Qualquer política que fuja do "script" somente poderá vir como consequência de um aprofundamento considerável da crise, o que poderá levar à implosão da zona do euro e da União Europeia, e, portanto, do próprio coração do capitalismo europeu.

Alejandro Acosta está atualmente na Rússia acompanhando os acontecimentos geopolíticos na região como jornalista independente.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.