1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (9 Votos)

otanPolónia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A burguesia polonesa busca recompor a Commonwealth, a "grande Polônia". Apesar de se tratar da principal potência regional da Europa Oriental, não tem força econômica nem militar para enfrentar os dois grandes vizinhos, a Alemanha e a Rússia, entre os quais se encontra exprimida. Por esse motivo fica "dançando" entre esses dois países e os Estados Unidos. Em 1999, a Polônia ingressou na OTAN e, em 2004, na União Europeia.


Manifestação em Cracóvia contra a implantação de bases da OTAN na Polônia. Foto: Gosia Malochleb (CC BY-NC 2.0)

Por que a Polônia busca dominar a Ucrânia?

A Polônia mantém pretensões territoriais sobre a Ucrânia, que datam da época em que a Comunidade (Commonwealth) Polônia-Lituânia, que durou dois séculos, foi implodida pela Rússia, a Áustria e a Prússia no final do século XVIII. Dessa comunidade faziam parte os atuais países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), a Bielorrússia, a Ucrânia, a Polônia e parte da Rússia.

A Polônia somente voltou a existir após o Tratado de Versalhes, por meio do qual, em 1918, as potências imperialistas vencedoras definiram o novo mapa da Europa, após o término da Primeira Guerra Mundial.

Leia também:

Polônia: a chave do "milagre" alemão (Parte I)

Polônia: a chave do "milagre" alemão (Parte II)

A burguesia polonesa busca recompor a Commonwealth, a "Grande Polônia". Apesar de se tratar da principal potência regional da Europa Oriental, não tem força econômica nem militar para enfrentar os dois grandes vizinhos, a Alemanha e a Rússia, entre os quais se encontra exprimida. Por esse motivo fica "dançando" entre esses dois países e os Estados Unidos. Em 1999, a Polônia ingressou na OTAN e, em 2004, na União Europeia.

O chamado programa da Iniciativa da Parceira Oriental foi iniciado pela Polônia em 2009, com o objetivo de ampliar a influência da União Europeia sobre os antigos países da periferia da União Soviética, tais como a Ucrânia, Moldávia, Bielorrússia, Geórgia, Armênia e o Azerbaijão. A Parceria começou a ganhar corpo com o acordo entre a Ucrânia e a União Europeia, que deveria ter sido assinado pelo então presidente ucraniano Viktor Ianokovich no mês de novembro de 2013 e que esteve na base do golpe de estado impulsionado por meio das organizações nazifascistas.

Polônia: mais "otanista" que a própria OTAN

O governo polonês busca forçar a integração da Ucrânia ao ocidente, como um colchão (buffer) próprio contra a Rússia e na perspectiva da "Grande Polônia". O risco militar russo é grande, já que compartilha uma ampla fronteira com a Bielorrússia (aliado de primeira ordem da Rússia) e o enclave russo de Kaliningrado, localizado no Mar Báltico, onde os russos têm alocado armas nucleares. Mas o ponto central é que a política da Rússia é defensiva, já que a fraqueza econômica e a dependência dos acordos com o imperialismo lhe impede avançar para o confronto. Pelo menos, essa é a situação política atual, que pode vir a evoluir no próximo período, impulsionada pelo aprofundamento da crise.

A Polônia tenta impor uma política mais agressiva contra a Rússia, se valendo da Ucrânia e da Romênia, que, ao mesmo tempo, são considerados como possíveis compradores de armas polonesas. Com o mesmo objetivo, tem sido impulsionada uma brigada de mobilização rápida com a Ucrânia e a Lituânia, com 4.500 soldados, e têm aumentado as pressões sobre a Moldávia.

A Polônia pressiona a OTAN pela alocação de 10 mil soldados, de maneira permanente, no seu território, usando a "ameaça russa" como justificativa.

A OTAN tem resistido a essa pressão por causa do temor de escalar os conflitos na região. No entanto, a OTAN tem aumentado o número e a frequência das tropas envolvidas em exercícios militares, tanto na Polônia, como nos Países Bálticos, na Romênia e na Bulgária.

A indústria alemã depende visceralmente da mão de obra barata da Polônia, assim como do mercado europeu, que domina. A Alemanha tenta segurar a política direitista da Polônia e da Lituânia, os dois "cachorros loucos" da União Europeia, enquanto busca uma aproximação com a Rússia, na tentativa de evitar as fortes perdas econômicas provocadas pelas sanções. A Alemanha enxerga na política do Novo Caminho da Seda, impulsionada pelos chineses, da qual os russos representam o pivô na Europa, como um dos principais mecanismos para diversificar o mercado no contexto do aprofundamento da crise capitalista mundial.

Alejandro Acosta está atualmente na Rússia acompanhando os acontecimentos geopolíticos da região como jornalista independente.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.